É já no domingo, dia 23, que o palco da Aula Magna vai receber uma verdadeira maratona musical, de entrada livre. Durante nove horas, vários artistas portugueses vão aderir a este evento solidário destinado a sensibilizar os portugueses para a necessidade de apoiar a investigação científica na área da saúde.
Tudo começa por volta das 14 horas, com emissão, em direto, na RTP, e apresentação de José Carlos Malato e Catarina Furtado. Depois, ao longo da tarde e noite, a música, o humor e os casos de vida vão invadir a Aula Magna. Kátia Guerreiro, Tony Carreira, Luís Represas, Amor Electro, Jorge Palma, Mickael Carreira, Lúcia Moniz, Nelson Freitas, Rodrigo Costa Félix, Classificados, João Só, João Pedro Pais, Oquestrada, St Dominic´s Choir e UHF estão entre os artistas musicais convidados.
José Pedro Gomes, Manuela Maria, Patrícia Tavares, Paula Lobo Antunes, Rosa do Canto são os atores confirmados. E Nicolau Breyner, António Sala, Luís Jardim e Manuel Forjaz contarão as suas experiências e histórias de esperança na primeira edição da Maratona da Saúde, que foi o nome encontrado para o evento.
Como a entrada na Aula Magna é grátis, os organizadores encontraram outra forma de angariar donativos para esta causa: chamadas de valor acrescentado (0,60 euros + IVA) para o 760 20 60 90. Durante o espetáculo serão ainda divulgadas outras formas de efetuar donativos, através da linha PT Maratona da Saúde.
“A Maratona da Saúde nasceu para provar que a sociedade civil tem o poder de mobilizar-se em prol da ciência e das descobertas que contribuem para melhorar a prevenção, o diagnóstico e as terapêuticas para doenças que não têm cura definitiva”, diz António Coutinho, Presidente da Maratona da Saúde. “O cancro é uma destas doenças e, apesar do progresso científico e clínico ter permitido duplicar a taxa de sobrevivência ao cancro nos últimos 40 anos, a probabilidade de um português desenvolver cancro continua a ser de 1 em 3”.
António Coutinho, Sobrinho Simões, António Parreira, Maria de Belém Roseira e António Correia de Campos são alguns dos organizadores da Maratona, que tem, entre os seus parceiros, a RTP, a Fundação Portugal Telecom, a Pricewaterhouse Coopers, a Caixa Geral de Depósitos, a reitoria da Universidade de Lisboa, a TBWA, a CEV Fiscalidade, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Lift Consulting, a PPL crowdfunding, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação e Ciência.