Os cálculos foram feitos pela publicação norte-americana The Chronicle of Philantropy, que contabilizou 970 milhões de dólares (cerca de 706 milhões de euros) doados pelo casal Zuckerberg.
Este valor coloca-os no primeiro lugar da lista de maiores filantropos nos Estados Unidos da América no ano de 2013. O dinheiro foi doado em forma de ações do Facebook, cedidas a uma instituição social de Silicon Valley, o polo tecnológico da Califórnia onde está instalada a empresa, que aplica os donativos que recebe em vários projetos inseridos na comunidade.
O ex-mayor de Nova Iorque, Michael Bloomberg, também foi um dos maiores doadores: ofereceu 425 milhões de dólares (328 milhões de euros) a instituições relacionadas com educação, saúde pública, ambiente e projetos artísticos.
No topo da lista dos maiores filantropos do ano passado estão, também, o casal Bill e Melinda Gates, que doaram 183 milhões de dólares (133 milhões de euros) através da sua fundação. O donativo faz parte de um investimento solidário total de 3 300 milhões de dólares.
De acordo com a mesma publicação norte-americana, os 50 maiores donativos, públicos, realizados nos EUA, em 2013, chegaram aos 7 700 milhões de dólares (5 600 milhões de euros).