No dia 3 de maio, Tom Crist estava a jogar golfe na Califórnia quando recebeu uma chamada inesperada. Do outro lado da linha, uma funcionária da Western Canadian Lottery informava-o de que tinha ganho 40 milhões de dólares (28 milhões de euros) na lotaria.
Tom não contou a ninguém que tinha ganho o prémio, nem mesmo aos filhos, mas tomou a decisão de dar a maior parte do dinheiro ao Tom Baker Cancer Center, a unidade hospitalar em que a sua mulher recebeu tratamento para o cancro, e onde acabaria por morrer, no ano passado.
A história só veio agora a público porque as regras da lotaria canadiana obrigam a que o vencedor seja fotografado quando vai levantar o prémio. Tom não conseguiu melhor do que disfarçar-se com uns óculos escuros.
Antes de decidir a que outras instituições vai doar dinheiro, Tom vai usar uma pequena parte do prémio para passar férias no sudoeste asiático.
Tom Crist diz que vive confortavelmente e que não precisa de tanto dinheiro e garantiu que os filhos não ficaram chateados por não receberem nada.