A Associação Laço abre hoje as candidaturas a uma bolsa de investigação, no valor de 25 mil euros, que visa promover novas descobertas relativamente às causas do cancro da mama, assim como a descoberta dos mecanismos que desencadeiam o cancro da mama metastático, uma área pouco estudada, como salienta a Associação Laço.
Os membros do júri exercem funções importantes no campo da pesquisa biomédica em Portugal, como a presidente Maria Carmo-Fonseca, Directora no Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Directora da Harvard Medical School-Portugal Program e Visiting Professor em Harvard Medical School.
As candidaturas serão aceites até ao dia 31 de janeiro do próximo ano.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) procura de voluntários para o peditório nacional que começa amanhã, 31, e se prolonga até domingo, 3.
A iniciativa, realizada anualmente pela LPCC, é a sua principal fonte de angariação de fundos, financiando ações de apoio ao doente, à investigação e formação, e de prevenção do cancro.
Os voluntários podem inscrever-se no site da LPCC de acordo com a sua disponibilidade.
Ao meio dia de hoje, a LPCC vai lançar cinco mil balões cor-de-rosa em cinco cidades, Lisboa, Porto, Coimbra, Funchal e Angra do Heroísmo, como alerta para os 5 mil casos de cancro da mama que surgem, todos os anos, em Portugal.
A Associação Mulheres Mastectomizadas Ame e Viva a Vida irá assinalar o dia de hoje com uma ação simbólica, em que o Padrão dos Descobrimentos (Lisboa) e o Cristo Rei (Almada) serão iluminados de cor-de-rosa, a cor associada à luta contra o cancro da mama.
“Estes monumentos foram escolhidos por terem maior visibilidade, mas também porque queremos unir as duas margens por uma só causa e uma só cor”, explica, à VISÃO Solidária, uma das sócias fundadoras da associação, Maria José Gonçalves, antes de lançar o apelo: “gostávamos que as pessoas vestissem uma peça de roupa rosa e viessem ter connosco ao Padrão dos Descobrimentos. Juntos vamos mostrar a nossa força e como nunca desistimos de lutar”.
Comum a todas as associações é apelo pela prevenção, realizando consultas médicas regulares e fazendo o auto exame mamário em casa.