O projeto Arco Maior pretende contribuir para a diminuição do abandono escolar na cidade do Porto. Só no primeiro semestre de 2012, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco da região abriu 198 processos neste âmbito.
Numa primeira fase, o programa vai trabalhar com 30 jovens que deixaram a escola antes de concluírem o 2.º ou o 3.º ciclo de escolaridade. O principal objetivo é ajudá-los a encontrarem percursos alternativos de educação e inserção profissional.
Eventualmente, também será criado um programa dirigido àqueles que não chegam a terminar a escolaridade obrigatória, estabelecida no 12.º ano.
A Universidade Católica do Porto está encarregada da coordenação científica do projeto, através da Faculdade de Educação e Psicologia. Além de também participar na gestão do programa, a Santa Casa da Misericórdia do Porto irá ceder as instalações necessárias, na Av. da Boavista, para a sua concretização.
O Arco Maior está sob a égide do Ministério da Educação e Ciência e conta com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).