“Como a cidadania implica uma participação ativa, informada e responsável, os desafios são imensos”. Se assim o pensou, melhor o fez a Rede Juvenil.
Apoiada pelo Instituto de Apoio à Criança, é constituida por crianças e jovens entre os 9 e os 21 anos, e pretende contribuir para uma maior consciencialização dos jovens sobre os direitos e deveres do cidadão europeu.
Nas sessões de trabalho, foram já várias as reflexões sobre o que é ‘Ser Cidadão’:
“Ser cidadão é… ter igualdade de direitos, respeitar o próximo, ter liberdade de agir e de se exprimir sem prejudicar o próximo, atuar na sociedade civilizadamente, ajudar o próximo e contribuir para a evolução da sociedade.”
“Ser cidadão é ter direitos e deveres, é ter respeito pelos outros e ser respeitado, é ter privacidade e ter direito de escolha. É ser sociável e ter igualdade perante os outros, é cumprir regras e ter liberdade com limites. Para se ser cidadão tem que existir entreajuda.”
“Ser cidadão é estar numa sociedade onde existem regras. Todo o cidadão tem o dever de cumprir essas regras mas também tem direitos e tem o dever de verificar se está a usufruir desses direitos…”