O principal objetivo da iniciativa é capacitar jovens provenientes de contextos de exclusão social com as ferramentas necessárias para ajudarem a construir um mundo melhor e a serem mais felizes.
O projeto é dirigido a jovens entre os 18 e os 35 anos, das regiões de Lisboa e Porto, “com elevado potencial de liderança e com a firme determinação de cumprir todo o programa”. Serão selecionados 40 a 50 candidatos. O prazo de inscrições decorre até 30 de janeiro.
Durante a 1.ª edição, que se realizou ao longo do ano passado, os participantes assistiram a seminários, reuniões quinzenais, debates e outras atividades complementares, sempre com o objetivo de reforçar a autoestima, a capacidade de comunicação e de liderança e a gestão de conflitos.
A Academia UBUNTU é um projeto desenvolvido pelo Instituto Padre António Vieira, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Fundação Oriente e com o Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica.
Mais informações em www.academiaubuntu.org.