Paulo Bento, João Vieira Pinto e Humberto Coelho apadrinharam recentemente o evento ApoiArte Seleção, uma iniciativa dinamizada por Luís David Furtado e destinada a apoiar a equipa portuguesa que disputa o Euro 2012.
Integrado no Projeto Oh!Arte, Sustentabilidade Urbana – que é, na verdade, um negócio social para promover a requalificação profissional de antigos prisioneiros – o ApoiArte Seleção pôs seis ex-reclusos a grafitar, nas paredes do antigo quartel (hoje devoluto) dos Bombeiros Voluntários de Óbidos, um circuito com os 23 jogadores convocados para representar Portugal na Ucrânia e na Polónia.
Através da integração laboral de ex-reclusos, o recém-criado projeto Oh!Arte, Sustentabilidade Urbana da Academia Ubuntu desenvolve a reabilitação de edifícios e equipamentos vandalizados e promove a intervenção artística em espaços urbanos. Desta vez, escolheu o grafiti como forma de reabilitar o antigo quartel dos bombeiros de Óbidos e, ao mesmo tempo, apoiar a Seleção.
Academia Ubuntu
Formar jovens líderes africanos para que sejam agentes de transformação no seio das suas comunidades, através de referências como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Desmond Tutu é o grande objetivo da Academia Ubuntu, uma iniciativa do Instituto Padre António Vieira.