É inevitável (pelo menos até aqui) e universal: diga ao Instagram aquilo que lhe interessa (através da sua forma navegação e pesquisa e não só de comentários e gostos) e não tarda, os vídeos que lhe aparecem na página de reels, no explorar, ou os perfis sugeridos no feed vão ser maioritariamente sobre esse(s) tema(s). Num grupo de quatro amigos, é provável que a um só lhe apareçam reels de gatinhos, a outro de assuntos relacionados com corrida, a outro comida e ao último viagens. Primeiramente pensada para os utilizadores mais jovens, a funcionalidade que permite fazer um “reset” ao algoritmo está agora disponível para todos.
“Por vezes, cometemos erros”, afirmou Adam Mosseri, diretor do Instagram, em novembro do ano passado, quando anunciou o “botão de reset”. “Por vezes, podemos acabar num padrão em que, sem querer, transformamos o Instagram em algo de que não gostamos muito”, acrescentou, deixando claro que o “erro” a que se refere não é da rede social que gere mas sim dos utilizadores.
O reset do algoritmo – já explicamos como – faz com que os conteúdos sugeridos já não tenham ligação com o seu comportamento anterior. Vai continuar a ver as publicações dos seus amigos e das contas que escolheu seguir (com possibilidade de o deixar de fazer, claro), mas, ao início, as sugestões serão aleatórias e, possivelmente, muito menos interessantes para si. O algoritmo não deixa, no entanto, de trabalhar e, em breve, as recomendações e reels mostrados serão novamente adaptados aos interesses que parece ter.
Como fazer “reset” ao seu Instagram:
1 – Aceda ao menu Definições e atividade
2 – Faça scroll até encontrar a secção “O que vês”
3 – Aí, abra a opção “preferências de conteúdo” , onde encontrará “repor conteúdos sugeridos”
4 – Depois, é só ler as condições – o mais importante é que é uma ação irreversível – e aceitar.