Depois do sol que se fez sentir nos últimos dias, está prevista uma descida acentuada das temperaturas para o território continenal para esta semana. A descida deve-se a um “regime anticiclónico de bloqueio”, um fenómeno localizado a noroeste da Península Ibérica, “quase estacionário, bloqueando a passagem de sistemas frontais e promovendo uma corrente do quadrante leste”, explicou o IPMA.
A Península Ibérica vai ser, assim, afetada por uma nova gota fria que vai fazer descer – e muito – os termómetros. O frio deverá fazer-se sentir sobretudo entre quarta e sexta-feira, com a temperatura máxima a variar entre 9°C e 20°C no interior Norte e Centro e a rondar os 15°C e 24°C na região sul do território português. Já as mínimas, deverão situar-se entre 1°C e 12°C – no interior Norte e Centro -, entre 6°C e 13°C na região sul e entre 8°C e 16°C no litoral. Na cidade do Porto, as temperaturas não deverão ultrapassar os 16ºC (máxima) e em Lisboa estão previstos 15ºC de temperatura máxima e 9ºC de mínima.
Durante a noite, em algumas zonas, as temperaturas mínimas devem descer abaixo dos 5º C no interior Norte e Centro – Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda – e situar-se nos 5º C em locais dos distritos de Castelo Branco e Portalegre.
Chuva só deverá chegar no final da semana
Apesar da gota fria, não está prevista uma quantidade significativa de chuva. A queda de aguaceiros está prevista apenas para quinta-feira – na zona Sul – e sexta-feira – no Norte e Centro, podendo prolongar-se até domingo. Em algumas regiões mais a Norte, a chuva poderá mesmo dar lugar à queda de neve ou geada.
No arquipélago dos Açores, no entanto, poderá chover mais do que o habitual. Nas ilhas da Madeira não são esperadas anomalias significativas na precipitação para esta semana.
A descida de temperatura repentina poderá gerar ainda alguma instabilidade no clima, como trovoadas, chuvas fortes, granizo e a possibilidade de tornados.