Filhos do primeiro casamento de Doug Emhoff, advogado, marido da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, e o primeiro segundo-cavalheiro do país, com Kerstin Mackin Emhoff, produtora de cinema, união que terminou, em 2008, após 16 anos, de forma amigável.
Cole tem 29 anos e Ella 25 e, até janeiro de 2021, quando compareceram na tomada de posse de Joe Biden, ao lado da madrasta, Kamala Harris, eram ilustres desconhecidos.
Cole andava no liceu quando o seu pai e a procuradora-geral da Califórnia da altura, Kamala Harris, se começaram a encontrar. “Acho que para todos nós foi amor à primeira vista”, disse Cole à revista Harper’s Bazaar. Ella, a irmã quatro anos mais nova, acrescentou: “Quando nos conhecemos, tudo pareceu tão natural que nem foi nada de especial. Parecia que nos conhecíamos desde sempre. E acho que o importante foi conhecê-la primeiro como pessoa – uma pessoa antes de um político.”
Kamala Harris e Doug Emhoff casaram-se há uma década, numa cerimónia privada em Santa Bárbara, na Califórnia, e desde então que os enteados lhe chamam, de forma carinhosa, “Momala”.
Num vídeo para a Convenção Nacional Democrata, que decorreu em agosto, em Chicago, Ella declarou: “Para o meu irmão e para mim, será sempre Momala, a melhor madrasta do mundo.” “Podemos não nos parecer com outras famílias na Casa Branca, mas estamos prontos para representar todas as famílias da América”, narrou Cole.
CRIATIVIDADE AO RUBRO
No seu site, Ella Emhoff descreve-se como artista e criadora multidisciplinar. Formada em Nova Iorque na Escola de Design Parsons, com especialização em artes plásticas e foco em vestuário e têxteis, em 2021, abriu a sua empresa, Soft Hands, marca de malhas e clube comunitário de tricô para ensinar o ofício e aproximar a comunidade. A sua coleção limitada de malhas com a estilista Batsheva Hay antecedeu uma produção em nome próprio, em 2022, com 20 peças feitas à mão. No ano passado, essas peças foram apresentadas num pop up especial na Semana da Moda de Nova Iorque e mais tarde foram imagem de capa da revista Mini V.
A morar em Brooklyn, Ella aprendeu a tricotar com a mãe, que lhe incutiu a paixão pelas artes manuais desde os seis anos. Depois de na tomada de posse de Joe Biden ter usado um casaco da Miu Miu, adornado com joias, foi contratada como modelo para a agência IMG, a mesma de estrelas como as irmãs Gigi e Bella Hadid e Hailey Baldwin, mulher de Justin Bieber, e também se fez notar na Met Gala. De mãos dadas com a atriz Julia Garner (Orzak, Inventing Anna), posou para os fotógrafos com um macacão vermelho de malha de diamante Adidas by Stella McCartney. Aliás, Ella é o rosto da campanha Adidas by Stella McCartney em conjunto com a coleção Adidas Earth Explorer da estilista. “Sinto que Stella McCartney representa o futuro da moda”, disse a jovem modelo à revista Vogue.
ÍCONE E EMERGENTE
O seu ar considerado excêntrico, atípico e algo andrógino já a fez aparecer em diversas produções de moda para capas de revistas e editoriais, como da Vanity Fair, bem como em desfiles na passerelle para marcas como Balenciaga, Miu Miu, Proenza Schouler e Prabal Gurung e a participar no videoclipe de Bo Burnham, Repeat Stuff (2013).
Cole Emhoff é bastante mais discreto do que a irmã na sua presença nas redes sociais e aparições mediáticas. Bacharel em Psicologia no Colorado College, em 2017, mora e trabalha em Los Angeles. Depois de se formar, trabalhou para a agência de talentos William Morris Endeavor e, depois, como assistente executivo na Plan B Entertainment, produtora do ator Brad Pitt. No ano passado, casou com Greenley Littlejohn, formada na Universidade do Texas, em Austin, atualmente a trabalhar na Brand I.D..
Este ano, Ella Emhoff fez uma pausa nas malhas para vestir e, em vez disso, exibiu pinturas em malha em Gotham, uma loja em Nova Iorque. No encontro democrata que entronizou a sua Momala como candidata às eleições presidenciais norte-americanas, usou vários looks que surpreenderam, desde um top bege sem mangas com decote redondo e um lenço transparente combinado com calças plissadas de linho da Helmut Lang, a um blazer em xadrez de Thom Browne, uma escolha popular entre as democratas, com um boné de basebol Harris-Walz.
Michelle Obama já usou um casaco e um vestido Thom Browne na segunda tomada de posse do presidente Barack Obama em 2013 e Jill Biden escolheu um blazer durante a campanha presidencial de Joe Biden em 2020.
No último dia da convenção, Ella subiu ao palco com um vestido de seda e tule com inspiração floral, composto de um top e uma saia, feito pelo tiktoker e estilista Joe Ando. Parecia uma bailarina, uma verdadeira (futura) princesa, com meias brancas acima do tornozelo e sapatos pretos, modelo Mary Jane. Apesar de Ella Emhoff ter apenas 25 anos, foi nomeada Ícone do Ano pela Harper’s Bazaar. Tem toda uma vida pela frente, seja para a moda, para o design ou para continuar a ser enteada da eventual primeira mulher presidente dos Estados Unidos.