O anestesista Vítor Almeida vai ser o novo presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), sucedendo no cargo a Luís Meira, que, na segunda-feira, apresentou a demissão em choque com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
Vítor Almeida, 58 anos, nasceu em Lisboa, e é atualmente médico no Hospital de São Teotónio, em Viseu, e Coordenador do Gabinete de Apoio Humanitário da Ordem dos Médicos. Faz ainda parte do colégio da competência em emergência médica.
Ainda jovem, emigrou para a Alemanha, onde estudou Medicina em Hanôver e trabalhou na região de Goslar, no estado da Baixa Saxônia. Regressou a Portugal aos 28 anos, para exercer medicina geral e familiar no interior do país. Somou a especialidade em anestesiologia, pelos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).
Do seu currículo, destacam-se participações em várias missões internacionais, em países como Guiné-Bissau, Iraque ou Israel. Mais recentemente, em 2023, fez parte de uma equipa que participou numa missão humanitária na Ucrânia, com o objetivo de dar formação na área de transporte de doentes críticos, iniciativa coordenada pela Ordem dos Médicos.
Vítor Almeida é o escolhido do Ministério da Saúde para assumir a presidência do INEM, depois de, recorde-se, aquele lugar ter sido deixado vago por Luís Meira, que se demitiu na sequência de uma polémica em torno da renovação do contrato de helicópteros para a emergência médica.