Dos 25 novos Locais de Controlo de Velocidade anunciados pela Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária (ANSR), 14 serão de velocidade instantânea e 11 de velocidade média. A instalação dos novos locais está prevista para as localidades:
- IC2 – Oliveira de Azeméis, Aveiro;
- A29 – Santa Maria da Feira/ Espinho, Aveiro;
- IC1 – Ourique, Beja (quilómetro inicial 679,8);
- EN261 – Aljustrel, Beja;
- IC1 – Ourique, Beja (quilómetro inicial 686,9);
- IC8 – Sertã, Castelo Branco;
- IC2 – Coimbra;
- IP3 – Coimbra;
- EN18 – Évora;
- EN114 – Montemor-o-Novo, Évora;
- EN 125 – Albufeira, em Faro;
- EN 6-7 – Carcavelos e Parede, Cascais;
- IC17 – Loures, Lisboa (quilómetro 19,1);
- IC17 – Loures, Lisboa (quilómetro 14,2);
- A43 – Campanhã, Porto (quilómetro 1,7);
- A43 – Campanhã, Porto (quilómetro 1,8);
- A20 – Campanhã, Porto;
- A29 – Vila Nova de Gaia, Porto (quilómetro 48,3)
- A29 – Vila Nova de Gaia, Porto (quilómetro inicial 45,8)
- A29 – Vila Nova de Gaia, Porto (quilómetro inicial 47,3)
- A29 – Vila Nova de Gaia, Porto (quilómetro 49,0)
- IC1 – Palmela-Alcácer do Sal, Setúbal;
- EN378 – Sesimbra, Setúbal;
- EN4 – Alcochete/Montijo, Setúbal;
- IC1 – Alcácer do Sal, Setúbal;
Saiba mais pormenores sobre onde está prevista a instalação de radar aqui.
Redução da sinistralidade
A escolha dos locais onde serão os novos radares baseou-se em registos de excesso de velocidade que terão resultado numa maior sinistralidade. Os novos radares juntam-se aos 37 aparelhos instalados em setembro do ano passado e que já terão resultado numa “redução média muito expressiva no número de veículos em excesso de velocidade”.
Desde a sua instalação, a ASRN tem verificado uma redução da sinistralidade, sobretudo através dos aparelhos instalados em Guimarães (EN101), Fafe (EN206), Coimbra (IC2), Eixo Norte Sul em Lisboa (IP7) e Odivelas (IC17).
Desde a sua implementação que o sistema SINCRO (Sistema Nacional de Controlo de Velocidade) – instalado há cerca de oito anos – tem resultado numa “redução significativa” da sinistralidade, com sido registados menos 36% de acidentes com vítimas, menos 74% de vítimas mortais, menos 44% de feridos graves e menos 36% de feridos leves.