Neste momento há muitos trabalhadores a preparar a comunicação à entidade patronal das datas das férias que vão tirar ao longo de 2024. Diz o nº 1 do artigo 238º do Código do Trabalho que “o período anual de férias tem a duração mínima de 22 dias úteis”, o que quer dizer que contempla os dias de segunda a sexta-feira, com exclusão de feriados.
Ao marcar os seus dias de férias renumeradas, pode observar o calendário para verificar quando há feriados e, assim, usufruir de mais dias consecutivos de lazer e de descanso. Para o ajudar a perceber quando pode usufruir desta possibilidade, elaboramos um guia de cada mês.
Março
A Sexta-Feira Santa vai ser assinalada a 29 de março e a Páscoa no dia 31, o que significa um fim de semana prolongado. Se quiser, pode colocar quatro dias na última semana de março e assim obter uma semana inteira de repouso.
Abril
Surge a oportunidade de se fazer ponte, uma vez que o 25 de Abril, Dia da Liberdade, será celebrado a uma quinta-feira. Pode usar um dia de férias para ter um fim de semana prolongado ou colocar quatro dias e obter a semana completa.
Maio
O Dia do Trabalhador, assinalado no dia 1 de maio, será festejado a uma quarta-feira, o que pode possibilitar uma fim de semana prolongado se colocar dois dias de férias ou uma semana completa se colocar quatro. A 30 de maio, uma quinta-feira, será celebrado o feriado de Corpo de Deus, o que dá nova possibilidade de ponte neste ano. Mais uma vez, pode usar um dia de férias para ter um fim de semana prolongado ou quatro para usufruir da semana completa.
Junho
Neste mês haverá fim de semana prolongado, uma vez que o dia 10 de Junho, Dia de Portugal, será assinalado a uma segunda-feira, o que faz com que seja apetecível marcar uns dias de férias. Este mês de Santos Populares conta ainda com alguns feriados municipais, como é o caso do Santo António em Lisboa, celebrado a 13 de junho, uma quinta-feira, o São João no Porto, celebrado a 24 de junho, uma segunda-feira, ou ainda o São Pedro, celebrado em Sintra, Seixal e Montijo a 29 de junho, um sábado. Analise o calendário do seu município e verifique se compensa colocar dias de férias para obter períodos maiores de descanso.
Julho
Este mês não tem qualquer feriado.
Agosto
Neste mês celebra-se o Dia da Assunção da Nossa Senhora a 15 de agosto, uma quinta-feira, o que dá oportunidade de fazer ponte caso gaste um dia de férias. Também pode usufruir de uma semana completa (num total de 9 dias contando com fins de semana), apenas gastando quatro dias de férias.
Setembro
Este mês não tem qualquer feriado.
Outubro
Dia 5 assinala-se o Dia da Implantação da República, que este ano acontece num sábado, o que faz com que não seja possível rentabilizar os dias de férias. Contudo, um feriado de novembro pode proporcionar um fim de outubro de lazer.
Novembro
Este mês começa com um feriado e um fim de semana prolongado, já que a 1 de novembro, sexta-feira, se celebra o Dia de Todos os Santos. Pode tirar a semana anterior, correspondente à última de outubro, usando apenas quatro dias de férias.
Dezembro
O mês começa com a celebração do Dia da Restauração da Independência (1), num sábado, tal como acontece com o Dia da Imaculada Conceição, celebrado no dia 8, o que faz com que ambas as datas não permitam a rentabilidade dos dias de férias. Já o Natal, a dia 25, surge numa quarta-feira, bem a meio de uma semana laboral, o que faz com que possa colocar dois dias ou quatro dias de férias para desfrutar de um período maior de descanso.