O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha avisado que as noites de 18 e 19 de dezembro iam ter temperaturas mínimas mais baixas do que seria esperado, prevendo que a partir de dia 20 se iria registar uma ligeira subida na temperatura. Contudo, agora o IPMa anuncia que o frio que chegou antes do inverno ter início está mesmo para ficar.
Para quarta-feira, o IPMA não só se prevê uma manutenção das temperaturas baixas em todo o País como ainda fala da forte possibilidade de chuva e vento forte ao longo do dia e um pouco por todo o território nacional. Isto deve-se à passagem de uma frente fria, que trará ainda nevoeiro para as regiões norte e centro a partir de quinta-feira.
Perante este alerta do IPMA, a Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou um comunicado com medidas preventivas para o tempo frio. A DGS recorda ainda que idosos, as crianças e os sem-abrigo são os três grupos mais vulneráveis às baixas temperaturas e alerta para os perigos relacionados com o uso de equipamentos de aquecimento.