Lapse é a nova rede social que tem conquistado os internautas pelo regresso à simplicidade. Com o objetivo de partilhar fotografias entre amigos, a aplicação já está a fazer sucesso na internet e já é uma das mais descarregadas – tendo ultrapassado o TikTok nas últimas semanas. Disponível apenas para IOS – pelo menos por enquanto – a rede assemelha-se aos moldes originais do Instagram, priorizando o ato de tirar uma fotografia e partilhar o seu resultado. Nos últimos anos, aplicações como Instagram e o TikTok têm popularizado o formato de pequenos vídeos nas redes sociais, o que levou ao surgimento de novas aplicações – como o BeReal, Grainery e Glass – cuja prioridade é captação e partilha de momentos.
Criada pelos irmãos Ben e Dan Silvertown em 2021 – e relançada em junho de 2023 – a app pretende dar aos seus utilizadores uma experiência social mais privada e genuína, algo que também tenta alcançar pela linguagem que utiliza. No Lapse, não existem “seguidores”, apenas “amigos”, nem existem “likes”, apenas “reações” que podem ser expressadas através de emojis ou comentários. A ideia é que o público veja a nova rede social como uma plataforma onde pode partilhar os momentos que capta com os seus amigos e não com milhares de seguidores. “Uma grande prioridade é que não queríamos criar este sentimento de competição na plataforma. As redes sociais existentes criaram esse ambiente de alta pressão”, explicou Ben Silvertown, um dos fundadores da aplicação.
Sendo uma das suas principais características a simplicidade, o Lapse transforma essencialmente o telemóvel numa câmara analógica, sem recorrer a qualquer zoom ou filtro. Basta tirar uma fotografia – a partir da aplicação – e esta é imediatamente enviada para uma “dark room” – ou sala escura – onde o processo de revelação da fotografia começa e que se assemelha ao ato – já antigo – de levar um rolo de filme de uma câmara analógica a uma loja de fotografia para ser revelada. Depois, quando o resultado – que pode surgir após várias horas de espera – estiver pronto, tal como numa loja, a aplicação avisa o utilizador que a “encomenda” está pronta.
Finalmente reveladas, as fotografias assumem também um aspeto antigo. Ao estilo retro, com alguns filtros que fazem com que pareçam captadas por máquinas antigas, a pessoa pode escolher se quer arquivar a sua fotografia ou partilhá-la com os seus amigos. Ao escolher a primeira opção, as fotografias ficam automaticamente disponíveis no “diário” – ou seja, no perfil – que, no caso desta rede social, pode ser totalmente personalizado de forma a incluir música, emojis ou até carrosséis de fotografias.
O que parece estar a captar a atenção dos utilizadores é sobretudo a nostalgia que a aplicação provoca, sobretudo aos utilizadores mais velhos, uma vez que relembra a utilização de máquinas analógicas. Por outro lado, esta rede surge também como uma novidade, sobretudo para os públicos mais jovens, habituados ao imediatismo e partilha em larga escala de aplicações como o TikTok ou o Instagram. “Há hoje uma enorme pressão para que captemos e mostremos online. Inspirados pela fotografia analógica, a Lapse foi desenhada para nos ajudar a rever a forma como captamos e partilhamos memórias. Uma câmara para viver o momento e um diário de fotos privadas para amigos — não para seguidores”, pode ler-se no site do Lapse.
Outra novidade nesta aplicação é a forma de adesão. As pessoas que queiram criar uma conta e começar a partilhar as suas fotografias terão de ser convidadas a fazê-lo por alguém que já possua a aplicação. Ou seja, para começar a utilizar esta rede social, terá de esperar que algum dos seus amigos lhe envie um “convite”.
Este é, contudo, um dos motivos que tem afastado algumas pessoas da aplicação. Segundo as regras de adesão, para poder começar a utilizar o Lapse é necessário dar à rede autorização de acesso aos contactos do telemóvel, bem como “enviar” um convite a cinco pessoas que ainda não tenham uma conta registada. Perante as críticas que estas regras estão a gerar, os fundadores já admitiram ponderar recuar nesta decisão. “Se isso impactar e reduzir o número de downloads e nos retirar a posição na App Store, estamos confortáveis com isso. Queremos construir um produto melhor e pensar a longo prazo”, referiu Dan Silvertown, um dos criadores da Lapse.