Brooke Shields revelou recentemente numa entrevista à revista Glamour que sofreu de uma grande convulsão que a deixou hospitalizada. Eleita a Mulher do Ano 2023, a atriz e modelo de 58 anos foi levada para o hospital onde se confirmou o diagnóstico de hiponatremia – uma condição provocada pelo baixo índice de sódio no organismo e associada ao excesso de ingestão de água.
O episódio terá acontecido em setembro, em Nova Iorque, antes da estreia do seu novo espetáculo a solo “Previously Owned by Brooke Shields” – um documentário da atriz onde aborda as dificuldades em crescer no mundo da fama. A atriz estaria no restaurante L’Artusi à espera de um Uber quando terá sofrido de uma convulsão tónico-clónica. “Tive uma convulsão fulminante na quinta-feira antes do espetáculo. Ninguém sabe disso. Tudo começa a ficar negro. Depois, as minhas mãos caem para o lado e eu vou de cabeça contra a parede. Inundei o meu sistema e afoguei-me. E se não tivermos sódio suficiente no sangue, na urina ou no corpo, podemos ter uma convulsão”, explicou na entrevista à diretora da revista.
Shields relata que após alguns momentos de confusão teve a convulsão onde começou a “espumar pela boca, totalmente azul, e a tentar engolir a língua.” A atriz, conhecida pelo seu papel em “Lagoa azul”, terá sido socorrida e transportada para as urgências de ambulância acompanhada de Bradley Cooper – que se encontrava perto do local. De acordo com o diagnóstico médico Brooke terá sofrido de uma convulsão tónico-clónica provocada pelos baixos níveis de sódio no organismo — resultado de um consumo excessivo de água.
Quanta água é demasiada água?
Embora o risco seja baixo, beber demasiada água pode levar a um quadro de hiponatremia, uma condição possivelmente fatal. “A hiponatremia extrema pode causar efeitos adversos graves no corpo. Com hiponatremia grave, a água desloca-se para o cérebro, fazendo com que as células cerebrais inchem. Se isto for agudo, pode causar aumento da pressão e convulsões “, explicou Pooja Patel, diretora da unidade de monitorização da epilepsia do Instituto de Neurociência Marcus à Fox News Digital.
A hiponatremia consiste na descida da concentração de sódio presente no sangue, o que impede que as células funcionem normalmente — incluindo as células cerebrais — e provoca desmaios e convulsões. Esta condição é provocada pelo consumo em excesso de água e pode também provocar edemas no cérebro ou sobrecargas renais.
O que é uma convulsão tónico-clónica?
De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças americano uma convulsão tónico-clónica é um tipo de convulsão generalizada grave que afeta ambos os lados do cérebro. Com este tipo de convulsão, os músculos do corpo endurecem e o corpo pode começar a tremer. Quando a atividade tónica começa, a pessoa pode perder a consciência, gritar, cair e/ou babar-se ou espumar pela boca. Se a convulsão causar problemas respiratórios, a pessoa pode parecer estar a respirar com dificuldade ou pode ficar com um tom de pele acinzentado ou azulado. As convulsões tónico-clónicas requerem tratamento médico imediato uma vez que os espasmos musculares podem interferir com a respiração.