A bordo do Titan, o submersível que desapareceu dos radares quando fazia uma viagem até aos destroços do Titanic, a 3800 metros de profundidade, estão cinco tripulantes. A visita terminou de forma abrupta na segunda-feira, quando o Titan, da empresa OceanGate Expeditions, perdeu o contacto com o navio de investigação canadiano Polar Prince, que dava apoio à viagem.
Com 6,7 metros de comprimentos, o submersível tem capacidade para cinco tripulantes e oxigénio para 96 horas.
Os cinco a bordo
Hamish Harding
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/06/230621_hamish-2-1600x1067.jpg)
Com 58 anos, é empresário da indústria da aviação e já tinha embarcado em viagens de turismo espacial. “É com orgulho que anuncio que me juntei à OceanGate” para a visita ao Titanic, escreveu Hamish Harding, no sábado, nas suas redes sociais. O multimilionário reside no Dubai e é um aventureiro que detém três recordes do Guiness, entre eles a viagem mais rápida de circum-navegação aérea entre dois polos terrestres, que o próprio liderou.
Em março de 2021, ele e o explorador oceânico Victor Vescovo mergulharam no local de maior profundidade na Fossa das Marianas, o local mais profundo dos oceanos. Já ano passado, em junho, foi um dos viajantes da Blue Origin, participando no voo suborbital até à linha que separa a atmosfera terrestre do espaço exterior – a denominada Linha de Karmán.
Shahzada e Suleman Dawood
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/06/230621_Shahzada-Dawood-shahzad-Profile-Image.png)
Pai e filho, de 48 e 19 anos, são membros de uma das famílias mais proeminentes do Paquistão. A sua empresa, Dawood Hercules Corp, com sede em Karachi, está envolvida na agricultura, petroquímica e infraestrutura de telecomunicações.
Shahzada Dawood também faz parte do conselho de curadores do Instituto SETI, com sede na Califórnia, uma instituição que se dedica à pesquisa sobre as origens da vida no universo. É, também, é membro do conselho consultivo global do Prince’s Trust International, fundado pelo rei Carlos III para lidar com o desemprego juvenil. Shahzada vive no Reino Unido e, segundo a BBC, tem nacionalidade britânica.
Paul-Henry Nargeolet
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/06/230621_nargeolet.jpg)
O explorador francês, de 77 anos, é um repetente nestas viagens e é conhecido como “Mr Titanic”.
O ex-oficial da marinha é considerado um especialista no Titanic, tendo já feito várias viagens aos destroços do malogrado navio. É o diretor de pesquisa subaquática do E/M Group e RMS Titanic Inc, tendo completado 37 mergulhos às profundezas do Atlântico onde estão os escombros e supervisionou a recuperação de 5000 artefactos do navio, de acordo com o perfil na sua empresa.
Paul-Henry Nargeolet liderou a primeira expedição de recuperação ao Titanic em 1987 e foi ele o supervisor da expedição de mergulho tecnologicamente mais avançado para naufrágio em 2010, usando um sonar de alta resolução e imagens óticas 3D.
Stockton Rush
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/06/230621_stockton-rush-2.jpg)
O quinto viajante do Titan é o CEO da OceanGate Expeditions, empresa que fundou em 2009 para fornecer submersíveis tripulados para investigadores e exploradores submarinos. É ele o piloto da embarcação e tem experiência aeroespacial e em tecnologia avançada.
Em entrevista à CBS no ano passado, Rush defendia a segurança das viagens, mas disse que nada é isento de riscos. “O que mais me preocupa são as coisas que me impedem de chegar à superfície – saliências, redes de pesca, risco de emaranhamento”, disse.
Descrito pelos amigos como um “verdadeiro pioneiro” e uma pessoa que gosta de “correr riscos”, tornou-se, aos 19 anos, o piloto de aviação mais jovem do mundo, em 1981, tendo pilotado aviões comerciais, de acordo com a biografia da sua empresa. Tem o seu próprio avião, que construiu de forma artesanal em 1989, e um submersível para duas pessoas que já fez cerca de três dezenas de mergulhos.