A artista Joana Vasconcelos volta a dar que falar para lá das fronteiras portuguesas, e desta vez criou um pavilhão escultural de cerâmica de 12 metros de altura na forma de um bolo de casamento de três andares.
A inauguração da obra vai acontecer este verão, num bosque na vila de Waddesdon, ao lado do Dairy do século XIX, na Inglaterra. Esta é uma “continuação lúdica da história de colocar edifícios fantasiosos em jardins e paisagens”, lê-se no site.
“Quero que as pessoas tenham três abordagens diferentes: olhar de fora, apreciar o ambiente a partir dos diferentes níveis ou varandas e subir ao topo, completando assim a obra de arte com a sua presença”, afirma a artista. “Acima de tudo, sempre pensei nisto como um templo do amor”.
A obra é inspirada nos exuberantes edifícios barrocos e nas tradições cerâmicas decorativas de Lisboa. “Milhares de ladrilhos de cerâmica brilhantes, semelhantes a glacê, esmaltados em rosa claro, verdes e azuis decoram o bolo, todos feitos numa tradicional manufatura portuguesa”, descreve-se no site de Waddesdon. Além disso, o bolo é adornado com ornamentos esculturais e completo com os sons de água a escorrer”.
A obra foi encomendada pela Fundação Rothschild, sendo possível visitá-la a partir de 18 de junho e até 26 de outubro deste ano.