1931
Rui Manuel Azinhais Nabeiro, o terceiro filho de uma família modesta de Campo Maior, nasce a 28 de março. O pai era motorista e a mãe tinha uma pequena mercearia de carnes.
1943
Aos 12 anos, Rui faz “mandados” para a loja da mãe e ajuda o pai e os tios na torra do café. O negócio da família começara com o contrabando de café “verde” para Espanha, durante a guerra civil naquele país.
1948
Após a morte do pai, assume a quota da família na fábrica de café. Dois anos depois, fica à frente da Torrefação Camelo, marca que ainda hoje se encontra no portefólio do grupo.
1953
Casa-se com Alice Gonçalves, antiga colega dos bancos da escola primária. O casal terá dois filhos, João Manuel e Helena.
1961
Num pequeno armazém com 50 metros quadrados, em Campo Maior, Rui Nabeiro instala uma máquina de torra de café, com capacidade para 30 quilos, e contrata três funcionários reformados para o auxiliarem. Nasce a Delta Cafés, cuja direção acumula durante alguns anos com a Torrefação Camelo.
1962
Tem a sua primeira experiência como autarca durante o Estado Novo, que virá a repetir em 1972.
1974
Adere ao PS de Mário Soares a seguir ao 25 de Abril. “Sou socialista porque nasci pobre”, dirá em várias entrevistas. Após a Revolução, vê-se obrigado a gerir uma tentativa de ocupação pelos trabalhadores da fábrica.
1975
Faz o caminho inverso ao dos retornados e parte para Angola, à procura de matéria-prima. Consegue adquirir uma quantidade importante de café e enviá-la para Lisboa. Com os concorrentes à míngua, a Delta conquista uma posição de domínio no mercado nacional.
1977
Eleito pelo PS, regressa à presidência do município de Campo Maior. Reeleito duas vezes, mantém-se no cargo até 1986.
1984
A Novadelta, a maior fábrica de café da Península Ibérica, inicia a sua atividade em Campo Maior. Dois anos depois, a marca Delta internacionaliza-se, com a entrada em Espanha.
1986
Badajoz é o local de exílio escolhido pelo empresário, aí se refugiando, durante 17 meses, para escapar a um mandado de captura por suspeita de fuga ao fisco.
1988
Nasce o Grupo Nabeiro. Com mais de 20 empresas e cerca de 3 800 trabalhadores, está hoje presente em perto de 40 mercados, em áreas como alimentação e bebidas, imobiliário, indústria e serviços, distribuição, turismo e restauração.
1995
Recebe de Mário Soares o grau de comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial – Classe Industrial. Em 2006, é novamente distinguido, por Jorge Sampaio, com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
2000
A comercialização do café de Timor é associada a um projeto de cidadania e a um movimento de voluntariado empresarial. Rui Nabeiro notabiliza-se como benemérito e filantropo.
2005
O seu neto, Rui Miguel Nabeiro, ascende a CEO da Delta Cafés, cargo que ocupa até hoje.
2007
Lançamento do café em cápsulas Delta Q. O grupo Nabeiro entra nos vinhos, com a abertura da Adega Mayor.
2019
O grupo assenta na inovação a sua estratégia de expansão e lança vários produtos, como a cápsula de café biodegradável, no ano seguinte.
2021
Rui Nabeiro festeja 90 anos. Torna-se o 15º homem mais rico de Portugal, com uma fortuna avaliada em 454,2 milhões de euros, de acordo com a revista Exame.