Foi no episódio de estreia da nona temporada de Finding Your Roots, o programa que traça a história dos antepassados das celebridades convidadas, que o ator e cineasta norte-americano Edward Norton ficou a saber que é descendente direto da índia Pocahontas, filha do chefe nativo americano da tribo Powhatan, que deu origem a um filme da Disney, em 1995.
O historiador e apresentador do programa, Henry Louis Gates, garantiu ao ator de “América Proibida” que o colono inglês John Rolfe e Pocahontas, casados a 5 de abril de 1614, em Jamestown, Virgínia, faziam parte da sua árvore genealógica. “Há um rasto direto”, explica o apresentador. A dodecavó ou 12ª avó de Edward Norton terá morrido três anos depois, em março de 1617, em Gravesend, Inglaterra, enquanto o colonizador John Rolfe morreu em março de 1622.
“Oh meu Deus”, deixou escapar o cineasta, surpreendido. “Isso faz-te perceber que és um pequeno pedaço da história da humanidade”.
Mas esta não foi a única revelação feita no programa. Se a herança de Pocahontas foi uma descoberta surpreendente, saber que o seu terceiro bisavô, John Winstead, possuía escravos em cativeiro, nem tanto. Segundo a pesquisa feita por Henry Louis Gates, o bisavô de Edward Norton era dono de uma família de escravos, incluindo um homem de 55 anos, uma mulher de 37 anos e cinco meninas, com 4, 6, 8, 9 e 10 anos de idade.
“É desconfortável”, reagiu o ator. “Quando lês ‘escravo de oito anos’ só queres morrer (…) Não é um julgamento à tua própria vida, mas um julgamento à história deste país e há que reconhecê-lo e enfrentá-lo”, salientou o protagonista do recente filme “Glass Onion: A Knives Out Mistery”.