O furacão Danielle dirigia-se para perto do Reino Unido, passando ao lado dos Açores. Mas esta quinta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), deu meia volta e vai atingir a Península Ibérica, já em modo de tempestade — perdendo a categoria de furacão de categoria 1.
Já durante o fim de semana, a tempestade vai provocar “uma alteração significativa do estado do tempo em Portugal continental”, alerta o instituto. “No dia 11 [domingo] prevê-se a aproximação de uma superfície frontal, associada ao ciclone extratropical Danielle e ao transporte de uma massa de ar quente e muito húmido, que deverá trazer precipitação persistente, por vezes intensa e ocasionalmente acompanhada de trovoada, a partir da tarde no litoral Norte e Centro, progredindo gradualmente para o interior e região Sul durante a noite de 11 para 12 de setembro”, lê-se, no comunicado do IPMA.
Nos dias seguintes prevê-se a continuação de ocorrência de chuvas fortes, acompanhadas de trovoada, pelo menos até dia 13, terça-feira.
O vento também vai ser constante, chegando no dia 12, até 40 km/h, no litoral Norte e Centro e até 50 km/h nas terras altas, com rajadas que poderão atingir 70 km/h. A agitação marítima também sofrerá um aumento, com ondas de oeste/noroeste entre os 2,5 e 3,5 metros de altura.
O furacão Danielle, o primeiro do Atlântico norte, tem tido uma trajetória sempre muita incerta, baralhando os meteorologistas.