A plataforma social WhatsApp está a levar a cabo três atualizações relacionadas com a privacidade do utilizador, dando-lhe mais controlo sobre conversas. Os três novos recursos permitem aos utilizadores sair dos grupos silenciosamente, escolher quem pode vê-los online e ainda bloquear as capturas de ecrã de mensagens de visualização única.
O anúncio foi feito por Mark Zuckerberg, fundador e CEO da empresa-mãe, Meta, através de uma publicação no Facebook. “Novas funcionalidades de privacidade a chegar ao WhatsApp: sair dos chats de grupo sem notificar toda a gente, controlar quem pode ver quando está online e evitar capturas de ecrã quando as mensagens são visualizadas uma vez. Continuaremos a construir novas formas de proteger as suas mensagens e a mantê-las tão privadas e seguras como conversas cara-a-cara”, anuncia o empresário.
Eis as três novas atualizações:
- Sair dos grupos silenciosamente: este é o recurso que permite aos utilizadores sair de um grupo sem notificar ninguém. Apenas o(s) administrador(es) do grupo recebe a notificação. Este recurso será lançado este mês.
- Escolher quem nos pode ver online: os utilizadores podem escolher quem pode e quem não os pode ver online, mantendo a presença online privada. Esta atualização será lançada ainda este mês.
- Bloquear a captura de ecrã em mensagens de visualização única: as mensagens de visualização única que permitem enviar fotografias ou vídeos têm agora mais segurança. O recurso está a ser testado e será lançado em breve, permitindo aos utilizadores bloquear as capturas de ecrã deste tipo de mensagens.
“Nenhum outro serviço global de mensagens a esta escala fornece este nível de segurança para as mensagens dos seus utilizadores, meios de comunicação, mensagens de voz, videochamadas e cópias de segurança de conversas. Acreditamos que o WhatsApp é o local mais seguro para ter uma conversa privada”, acrescenta Ami Vora, chefe do produto do WhatsApp.