A situação de contingência em Portugal devido aos incêndios que lavram por todo o País vai prolongar-se até domingo, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro, António Costa, durante uma visita ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“A temperatura vai baixar nos próximos dias, mas temos uma acumulação de incêndios nos últimos dias. Apesar de as ignições terem tendência para baixar, há um legado que passa de dia para dia, além do crescente desgaste das forças que estão no terreno”, concluiu António Costa.
Oito dos 18 distritos de Portugal continental mantêm-se esta quinta-feira sob aviso vermelho, o mais grave, devido ao tempo quente, e mais de uma centena de concelhos estão em perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA.
Newsletter
A informação disponibilizada pelo instituto dá conta de 13 extremos de temperatura atingidos nas estações da Lousã, Ancião, Mirandela, Monção, Coimbra/Bencanta, Proença-a-Nova, Chaves, Moimenta da Beira, Bragança, Macedo Cavaleiros, Figueira da Foz, Carrazeda de Ansiães e Porto/PR.