Com Passagem de Ano marcada para um chalé numa estância de esqui na Áustria, dois casais portugueses e os respetivos filhos faziam o caminho de automóvel, desde a vizinha Suíça, quando receberam um email a informar que a reserva tinha sido cancelada. A plataforma de viagens britânica acrescentava que, mais tarde, voltaria ao contacto para remarcar ou proceder ao reembolso do valor pago: oito mil euros por uma semana de férias na neve para dez pessoas.
Incrédulos e indignados, os dois casais de juristas decidiram fazer os quilómetros que faltavam até ao destino enquanto tentavam, via telemóvel, perceber o que se passava e remediar a situação. Primeiro, enviaram um email à empresa a exigir uma solução alternativa e ligaram para o número de telefone disponibilizado. Nada. Depois, contactaram o turismo austríaco. “Foi quando ficámos a saber que era uma burla e que não éramos os únicos”, conta Joana (nome fictício), que solicitou o anonimato devido à “humilhação” que sentiu. Tinha sido ela a fazer a reserva para todo o grupo.