O recém-nascido que foi encontrado por cinco adolescentes numa caixa numa estrada perto da vila de Sosnovka, na Sibéria, na última sexta-feira, dia 7, está bem.
“Já estava escuro, e eles, com as lanternas dos telemóveis, apontaram para a caixa e para o que estava dentro dela”, descreve ao jornal russo NGS o pai de um dos adolescentes que testemunhou o acontecimento, Dmitry Litvinov, acrescentando que os cinco amigos saíram para passear no dia de Natal Ortodoxo. O que encontraram foi uma menina embrulhada num cobertor e um biberão.
Dmitry e a mulher, Anna, foram ter com o filho, Renat, que lhes ligou a pedir ajuda, e levaram a bebé de carro para um hospital da cidade. O maior medo era que a menina, que se acredita ter sido encontrada com cerca de três dias de vida, pudesse não sobreviver às temperaturas extremamente baixas.
A recém-nascida foi examinada e transferida para um hospital pediátrico, onde está agora a ser cuidada e tratada. Natalya Veka, médica-chefe do hospital, disse que, a avaliar pelo estado do cordão umbilical, “e pela forma como foi tratado, muito provavelmente foi um parto em casa”.
O casal Litvinova já referiu que pretende adotar a menina. As autoridades, que ainda procuram a mãe biológica, abriram uma investigação criminal sobre a tentativa de homicídio de um menor.