Com alguns meses de existência, a tendência, que começou na aplicação TikTok através de vídeos que mostram adolescentes a despejar latas de feijão em casas, calçadas e casas de banho, por exemplo, já levou as autoridades britânicas a avisar pais e proprietários de supermercados para terem cuidado com os adolescentes na posse de grandes quantidades de feijão enlatado.
Embora o conceito em si não seja 100% original, uma vez que é bastante semelhante à tradição “egging”, em que na época Halloween as crianças e adolescentes costumam atirar ovos a pessoas e carros, o uso de feijão enlatado oferece uma nova versão desta tradição.
“Chegou ao conhecimento da polícia que uma nova tendência foi iniciada por grupos de jovens”, referiu Michelle Owens, agente da polícia de West Yorkshire, num comunicado enviado ao Yorkshire Evening Post, explicando tratar-se “de jovens a atirar o conteúdo de uma lata de feijão em propriedades, muito semelhante à tendência de atirar ovos”.
Na mesma declaração, Owens advertiu ainda os proprietários dos estabelecimentos e os pais destes jovens a estarem atentos caso observem adolescentes com um grande número de latas de feijão: “Se trabalha numa loja, por favor, fique atento aos jovens que compram grandes quantidades de latas de feijão, [e] se tem filhos a morar em casa, fique atento se os vir a sair de casa com latas de feijão”.
No mês passado, perante uma série de crimes na cidade inglesa de Waverly, o departamento de polícia local do condado de Surrey alertou, numa publicação no Facebook, que alguns agentes locais receberam relatórios de incidentes em que “feijões e outros alimentos” foram despejados nas “portas da frente e carros” dos residentes da aldeia de Wonersh, durante a noite. As imagens mostram latas de feijão vazias e um carro coberto deles.
“As vítimas estão compreensivelmente angustiadas com este comportamento inaceitável”, lê-se ainda na publicação, em que se apela a todos os residentes que tenham conhecimento de incidentes que entrem em contato com as autoridades.
Uma página do Twitter, a Sussex News, que publica vídeos e fotos de incidentes no condado de Sussex enviadas por cidadãos, também partilhou um vídeo que mostra um grupo de adolescentes a despejar uma lata de feijão em frente a uma casa.
De acordo com a aplicação, os vídeos marcados com esta hashtag foram vistos 1,3 milhões de vezes, e vários deles já se tornaram virais desde abril. No entanto, apesar de haver um elevado número de visualizações, não é percetível o quão generalizada está realmente esta tendência, uma vez que #beanbandits foi utilizada em menos de trinta vídeos no TikTok, embora outros partilhem o mesmo conteúdo, na mesma aplicação, mas com diferentes hashtags.