Foi um ano antes da estreia da série de suspense e drama adolescente Elite, na Netflix, que a marca portuguesa Manjerica recebeu um convite por parte da responsável do guarda-roupa da primeira temporada – a stylist espanhola Cristina Rodriguez – para enviar malas para serem utilizadas na série. “Não fazíamos ideia do que aquilo ia ser. Foi-nos explicado mais ou menos qual era a ideia da série e achámos imensa piada, até porque ia ser uma espécie de Gossip Girl, mas com fardas”, confessa a açoriana Teresa Bettencourt, fundadora e designer criativa da marca, no mercado desde 2012.
As malas têm produção artesanal portuguesa e um design totalmente influenciado pela Natureza. Aquando da estreia de Elite, em 2018, estas novas memórias que a Manjerica deseja alcançar foram adquiridas com a mala Minilee, usada pela personagem Carla, interpretada pela atriz Ester Expósito, jovem aluna do colégio de excelência Las Encinas – onde se passa grande parte da primeira temporada. “Quando existe obrigação de usar uma farda, a forma de expressão essencial é nos acessórios e era isso que eles procuravam, acessórios que fossem chamativos e que combinassem com a personalidade de cada personagem”, afirma a fundadora. “Para nós foi incrível ver um produto nosso numa série da Netflix numa personagem de que gostávamos”, continua a designer.
Teresa Bettencourt assume que este é um meio de negócio interessante e fala sobre o impacto que a série teve nas vendas online da marca. “É um mundo ainda a descobrir para marcas que queiram mostrar os seus produtos, tem imenso potencial”, explica a fundadora da Manjerica. “Depois desse episódio, sentimos impacto nas vendas e ainda há um mês tivemos uma pessoa a procurar essa mala.”
É verdade. Há fãs que dissecam a roupa, o calçado, os acessórios das suas personagens favoritas – e tentam imitar o seu estilo na vida real. A tendência cresce ao ritmo do sucesso das séries de plataformas de streaming. A Disney Plus, a Amazon Prime, a HBO e a Netflix tornaram-se vitrinas internacionais para mostrar os produtos de pequenas e grandes marcas. “Para a maioria das marcas, ter as suas roupas ou acessórios exibidos na televisão é inestimável. E isso nunca foi mais verdadeiro do que durante uma pandemia em que os telespectadores passaram horas intermináveis a assistir e a avaliar séries”, escreve a jornalista norte-americana Alexandra Mondalek, no site Business Fashion.
As séries favoritas
Lupin, um dos mais recentes fenómenos da Netflix, é uma série francesa de mistério que conta a história e as artimanhas de Assane Diop – interpretado por Omar Sy –, com base na história do ladrão criado em 1905 por Maurice Leblanc, Arsène Lupin, de quem a personagem principal da série é fã. Com a chegada à plataforma de streaming em plena pandemia, Assane Diop tornou-se um ícone de moda. A típica cartola e o fato de casaco comprido associados a Arsène Lupin deram lugar a um estilo mais descontraído, uma espécie de streetwear com um toque dandy. Um sobretudo com gola levantada, uma boina e os míticos ténis Air Jordan 1 passaram a ser mais cobiçados. “Com base nos dados fornecidos pelo motor de busca internacional de moda Lyst, todas estas roupas tiveram um aumento de popularidade na semana de estreia da série”, escreve o jornal espanhol El País.
Também as séries The Crown (drama e biografia) ou Bridgerton (drama e romance), influenciaram os seus telespectadores a comprar peças de roupa, independentemente do contexto e da época em que a ação se baseia. Segundo o El País, a camisola vermelha com carneiros da princesa Diana nos anos 80, que foi reeditada pela empresa britânica Rowing Blazers depois de ter sido usada pela atriz Emma Corrin em The Crown, esgotou e a corrida a coletes e lenços ao pescoço – tal como Regé-Jean Page usou enquanto Simon Basset, duque de Hastings, em Bridgerton – aumentou nas pesquisas digitais.
A camisola vermelha com carneiros usada pela princesa Diana nos anos 80 foi reeditada pela Rowing Blazers depois de ter sido vista em The Crown – e esgotou
E foi através destas tentativas de recriar os looks das personagens de séries e filmes que a ShopYourTV, criada pela australiana Chloe Bell e pela sua irmã Kirsty Bell, nasceu. “Iniciei a ShopYourTV em 2011 quando via a Doutora no Alabama, um dos seus looks era lindo. Fiquei a pensar de onde seria e rapidamente encontrei. Achei incrível e pensei que mais pessoas poderiam estar interessadas em saber”, admite Chloe Bell à VISÃO.
Preocupada em ajudar outras pessoas a descobrir a roupa ou os acessórios das suas personagens de séries e filmes favoritos, a ShopYourTV coloca no seu site toda essa informação – programa, temporada e episódio. “Nós ajudamos a localizar. Às vezes publicamos 20 a 30 programas por dia”, confessa a fundadora.
Os produtos mais pesquisados estão em constante alteração e variam conforme o que é popular no momento. “Atualmente temos muita procura sobre as séries Sex/Life e Too Hot to Handle, da Netflix, mas durante todo o ano temos uma procura incrível por roupas de programas para adolescentes como Elite, Euphoria e Outer Banks”, explica Chloe Bell.
A responsável pela ShopYourTV acredita que esta é uma tendência que tende a aumentar e reconhece mérito a todos os que participam na criação dos looks. “Em primeiro lugar, os figurinistas fazem um ótimo trabalho a vestir as personagens com o que está na moda na época – é um bom sítio para expor modas. E, em segundo lugar, as pessoas formam ligações emocionais com personagens com as quais se identificam; então querem comprar e vestir o que as celebridades usam”, continua Chloe Bell.
Se não sabia onde encontrar a peça de que tanto gostou e que viu numa série de televisão, hoje em dia é fácil. Plataformas como a ShopYourTV e a rede social de inspiração Pinterest podem ajudá-lo a encontrar a roupa para compor a sua própria personagem.