Neste preciso momento, quero que faça um exercício que vai ajudá-lo a alcançar duas coisas. Primeiro, vai ajudá-lo a descobrir o que não deve fazer. Depois, vai abrir-lhe os olhos para a oportunidade que encaixa verdadeiramente em quem você é e ajudá-lo a receber cheques mais chorudos.
Antes de mais, responda a esta pergunta: “O que adora fazer?” O que o anima, o que dá vida ao seu coração, o deixa sorridente, faz subir os seus níveis de confiança? Adora negociar acordos? Adora ajudar as pessoas? Adora resolver problemas complicados? Adora matemática, ciências, arte ou literatura? Adora correr riscos? Adora ser aventureiro? Adora sanar conflitos? Adora vender? Adora marketing e publicidade? Adora inventar?
Pense um pouco no que adora fazer. Tantas vezes na vida esquecemos o que adoramos por nos deixarmos prender pelo quotidiano mundano, esquecendo as nossas paixões. Elabore uma lista de cinco ou seis coisas que o estimulam. A seguir, pense naquilo em que é realmente bom. Se na sua ausência os seus melhores amigos, colegas de trabalho ou funcionários falassem de si, em que é que o considerariam bom?
Diriam que é capaz de entrar numa sala onde há um problema e o resolver? Diriam que é meticuloso, alguém que verifica tudo duas vezes antes de agir? Diriam que tem a capacidade de experimentar algo novo e que, apesar de gostar de assumir riscos, fá-lo estando bem informado? Talvez seja bom a resolver problemas, a gerar ou a desenvolver ideias, ou a organizar procedimentos. Não sei no que será bom, mas você sabe. Anote o que lhe vem à cabeça.
A seguir, precisamos de falar de dinheiro, muito dinheiro. O que é que na sua vida, se se dedicasse a isso, lhe traria o cheque mais chorudo? Será progredir na carreira que tem de momento, lançar o seu negócio ou elevar para o patamar seguinte o negócio em que está envolvido? Pode ser alcançar uma promoção no seu presente emprego. Talvez seja obter um empréstimo ou contratar um perito em marketing para o ajudar a gerar mais vendas no seu negócio. Seja o que for, qual a coisa em específico que lhe permitirá receber o cheque mais chorudo da sua vida? Pense bem e anote.
A seguir, elabore uma lista dos seus objetivos em termos de dinheiro. Mais atrás, formalizou os seus objetivos com o exercício “Onde está, aonde quer ir.” Aonde quer então chegar com as suas finanças? Pegue nessa lista anterior e aplique-a aqui, tornando-a específica para o seu rendimento. Existe uma determinada quantia que pretende acumular para poder reformar-se mais cedo, ajudar os seus pais ou proteger a sua família? Onde quer viver; quanto quer gastar numa casa em determinada zona; quanto custa a sua casa de sonho? Quer trabalhar por conta própria e, nesse caso, qual é o objetivo em termos de receitas? Quer ter mais funcionários e de que receita necessita para poder pagar-lhes? Quer vender a sua empresa e, nesse caso,
por quanto?
De seguida, quero que pense nas ações que tem de desencadear hoje mesmo para fazer avançar esses objetivos. A ação, ou o passo, pode ser, e em muitos casos deve ser, pequeno, mas tem de dar um passo nessa direção para ganhar ímpeto. Tal como explicou o general Creighton Abrams Jr.: “Como se come um elefante? Dentada a dentada.” E como se corre uma corrida de cem quilómetros? Dando um passo de cada vez. Como leva as suas finanças até esse patamar seguinte, cria um novo negócio, muda de carreira, alcança uma promoção ou desenvolve a sua empresa? Dando um passo de cada vez, e isso pode começar hoje! Então, quais as ações exigidas? Que e-mails tem de enviar? Que pessoas negativas tem de começar a afastar da sua vida? Que pessoas tem de atrair para a sua vida? A que tem de dizer não? Anote tudo.
Até agora, elaborou uma lista de tarefas que adora fazer; capacidades ou áreas em que é bom; atividades que vão permitir-lhe receber um cheque chorudo; objetivos financeiros; e passos a dar para avançar na direção desses objetivos. Sim, este exercício pode servir para qualquer parte da sua vida, mas neste momento estamos a tratar do dinheiro.
Por fim, quero que observe com muita atenção todos os pontos da sua lista. O que não estiver lá muito provavelmente necessita de ir para a sua lista do que não fazer para “ganhar mais dinheiro”. Uma lista do que não fazer será decerto mais importante para o seu sucesso do que uma lista do que fazer. Este poderoso hábito de sucesso vai permitir-lhe ganhar tempo e obter um novo nível de clareza. Então, o que deve constar da sua lista do que não fazer por não servir o seu futuro nem o ajudar a ser a sua melhor versão possível? Para o ajudar a identificar o que deve constar da sua lista do que não fazer, aqui ficam alguns exemplos comuns:
• Sair uns dias por semana com amigos negativos ou que o deitam abaixo.
• Ir à Internet pagar uma conta e acabar a navegar na rede, lendo mexericos, vendo notícias negativas e desperdiçando horas da sua vida.
• Procrastinar no seu novo negócio por não saber com clareza o que deve fazer primeiro.
• Passar demasiado tempo no sofá, demasiado tempo no ginásio (sim, é possível) ou demasiado tempo a discutir assuntos sem interesse.
• Cortar semanalmente a relva (ou outra atividade mundana que nos faz perder tempo) quando pode pagar a alguém para o fazer e usar esse tempo e energia para alcançar os seus objetivos maiores.
Esta é a sua lista exaustiva de coisas que consomem o seu tempo. É uma lista essencial de coisas que não pode fazer se pretende mais riqueza na sua vida. Então, escreva a sua lista do que não fazer e memorize-a para identificar esses itens quando começar a fazer algo que não sirva o seu eu superior. Assim que elaborar a sua lista do que não fazer, eis um passo bónus. A seguir a cada ponto da lista, escreva uma de cinco coisas:
Eliminar
Automatizar
Contratar fora
Delegar
Substituir
Por exemplo, veja o exemplo prévio n.º 2: “Ir à Internet pagar uma conta e acabar a navegar na rede, lendo mexericos, vendo notícias negativas e desperdiçando horas da sua vida.”
Pode fazer o seguinte: Automatizar o pagamento de contas. Utilize algum tempo e programe o pagamento automático ou delegue em alguém da sua família, ou possivelmente um empregado, tratar-lhe das contas. Verifique-as uma vez por mês. Para navegar na Internet, pode escrever: Eliminar ou substituir por mensagens positivas e inspiradoras que alimentam os meus objetivos e o meu “porquê”.
Os hábitos errados são muito mais fáceis de alterar quando dispõe de um plano para expulsar e substituir o que não o serve por algo que pode dar-lhe força. Isto dá-lhe a ferramenta para descobrir a melhor forma de agir para se livrar dos itens da lista do que não fazer e substituí-los por hábitos de sucesso fortalecedores.
Nunca conheci um empreendedor bilionário ou multimilionário que odiasse o que faz. Todos fazem coisas que adoram, em que são bons e que lhes alimentam a paixão. Todos descobriram o que lhes pode valer os cheques mais chorudos. Têm objetivos e sabem para onde vão. Por fim, todos os dias dão passos determinados na direção dos seus objetivos e aspirações. Quanto mais o fizer, melhor há de perceber o que consta da sua lista do que não fazer e pode começar a eliminar as áreas da sua vida que não levam ao progresso do seu negócio, nem o encaminham para o nível seguinte de rendimento.
Referi-lhe no início deste livro que não tenho uma máquina mágica de dinheiro. No entanto, você pode ter, e na maioria dos casos até tem. Para ativar essa máquina, corte o que não devia fazer. Adoro a frase “Prefiro dar uma oportunidade de nível B a um jogador A do que uma oportunidade de nível A a um jogador B ou C”.
Você tem a capacidade de ser um jogador A. Tem aos seus pés oportunidades sucessivas para levar a sua vida para o nível seguinte, a sua riqueza e a sua abundância. Como? Concentrando-se em manter-se longe da sua lista do que não fazer e gravitando na direção da lista do que fazer.

Hábitos Miionários
A porta de entrada para o sucesso, a riqueza e a prosperidade
Através de fórmulas simples e do Desafio de 30 Dias para Uma Vida Melhor, o autor, o reconhecido coach Dean Graziosi garante ser possível alcançar a riqueza e a felicidade. Graziosi enfatiza que há um vilão interior em todos nós que temos de combater, para despertar o herói que vive dentro de cada um. Através de fórmulas simples e do Desafio de 30 Dias para Uma Vida Melhor, o autor propõe-se provar que é possível alcançar a riqueza e a felicidade.