A NASA foi a primeira a publicar uma mensagem especial a confirmar a sua chegada em segurança ao planeta vermelho, poucos minutos depois de o rover Perseverance pousar em solo marciano, acompanhada de uma imagem da paisagem árida e poeirenta da superfície de Marte.
Ao mesmo tempo que a própria NASA lançava uma “Mars Perseverance Photo Booth”, desafiando os fãs do feito a colocarem imagens suas em Marte no meio daquela paisagem ou ao lado da sofisticada máquina aquela primeira foto enviada para a Terra tornava-se a base perfeita para as mais variadas piadas nas redes sociais. Tal e qual como já tinha acontecido com a derrota de Trump, o Brexit ou mesmo com a Covid-19 e a app de rastreio Stayaway Covid, agora também há um pouco de tudo assinalar o feito da agência espacial americana.
Sempre com o mesmo fundo, é possível avistar Alf, essa coisa do outro mundo que nos anos 1980 aterrou no quintal dos Tanners e acabou por se tornar membro daquela família, na série televisiva com o mesmo nome, e também o E.T. do filme de Steven Spielberg que popularizou a frase “ET phone home” – mas também esse outro fenómeno que dá pelo nome de Cristiano Ronaldo
Mas também Bernie Sanders, sentado na cadeira em que assistiu à tomada de posse de Joe Biden como presidente dos EUA, ou o Vincent Vega confuso de Pulp Fiction, soberbamente interpretado por John Travolta naquele filme de Quentin Tarantino.
Há ainda quem tenha enviado para lá a professora de ginástica que, há poucos dias, acabou por filmar o golpe de estado em Myanmar inadvertidamente, enquanto dava uma aula.
Não falta também quem já esteja a celebrar com a bandeira do Sporting hasteada naquela terra vermelha.
Nem, claro, manifestações de marcianos contra a chegada da sofisticada máquina terráquea.