É a grande questão deste verão: quantas pessoas cabem na nossa praia e a resposta está aí. Ora para chegar a tão almejado valor, e calcular a área de areal utilizável, a Agência Portuguesa do Ambiente garante que se serviu de uma série de critérios. Desde as características biofísicas às faixas de salvaguarda do risco costeiro, e mantendo sempre como referência o limite lateral das praias já definido.
“Em contexto de pandemia, importa garantir a distância de segurança e a consequente redução da capacidade de ocupação do areal em determinadas praias”, sublinha a Agência Portuguesa do Ambiente, no comunicado em que divulgou os resultados das suas contas.
Para já foram conhecidos os resultados das zonas de Lisboa, Oeste e Algarve. Por exemplo, a Praia de Santo António, na Costa da Caparica, pode receber 1200 pessoas. Já na Praia de Carcavelos cabem mesmo 12 100 banhistas. No Algarve, se for na Praia do Amado, em Aljezur, a capacidade são 1300 utentes. Já se for na Praia Verde, em Castro Marim, há espaço para 3600 pessoas irem a banhos.
Foram ainda identificadas das praias de uso limitado, em que a área utilizável é fortemente condicionada por faixas de salvaguarda ao risco costeiro associado a arribas ou acessos.
Conheça as listas completas