“Não entrem em pânico”, começa por aconselhar o especialista britânico em segurança Graham Cluley, em declarações à BBC, a propósito do caso que afetou mil milhões de emails alojados no Yahoo em 2013 e que veio a público em meados deste mês.
Mas quando se fala em ataques de hackers, há sempre razão para preocupações, admite o especialista.
A usurpação da identidade digital é um dos perigos, uma vez que tendo acesso ao email, os hackers podem pedir as passwords de outras contas, usando a opção “recuperar password” que vários sites disponibilizam, solicitando apenas a indicação do email para onde deverá ser enviada a password antiga ou o link que permite criar uma nova.
A espionagem empresarial é outro risco que correm todos os que usam o seu email para fins profissionais, fazendo circular anexos muitas vezes confidenciais.
Por outro lado, a possível exposição de dados como o nome, número de telefone e data de nascimento faz nascer o risco de estes dados se tornarem disponíveis para compradores da chamada Dark Web.
O que pode fazer alguém afetado? “Não basta mudar a password” da conta pirateada, explica Graham Cluley à BBC, embora esse seja o ponto de partida. Em seguida, é necessário mudar as passwords de todas as contas online, de emails e serviços, assegurando-se que cada uma é diferente. A pergunta de segurança (e a resposta, claro) também deve ser alterada.
Os especialistas também recomendam cada vez mais a utilização de aplicações e programas como o Password Chef, o Lastpass ou o 1password para gerir as passwords.
A autenticação de dois fatores, que implica a introdução de um código enviado para o telemóvel é outra medida a adotar.
Mas a segurança digital vai além da gestão das passwords e outro especialista britânico, Alan Woodward, da Universidade de Surrey, lembra que o melhor é… fornecer informação falsa (como a data de nascimento, por exemplo) quando se preenchem os formulários online, a não ser que seja absolutamente imprescindível usar os dados verdadeiros.
De esa manera, puedes comprobar tú mismo si hubo algún movimiento sospechoso.