Lembra-se de “Tienes Algo. Tienes Don” [Tens algo. Tens Don]? Era o jingle da marca de roupa mais famosa dos anos 80. Há 11 anos, tinha feito a travessia do Atlântico sem esperança de voltar – com o seu fundador, Jose Barroso, ou Pepe, como era conhecido, a assumir: “Fomos uma vítima da Zara.”. Agora, está de volta.
Lançada em 1980, a Don Algodon fez furor por toda a Península Ibérica naqueles anos em que ainda ninguém sabia que a Inditex existia. A criação da sua primeira loja, numa rua de Madrid, que se multiplicou até perto da centena por todas a Espanha, provocou toda uma revolução na moda jovem, à época – uma adoração revista e quem sabe até ampliada na lojas que também teve em Portugal. Até 2005, sobreviveu graças à Cortefiel, que se manteve como sua accionista, mas já tinha sido completamente ultrapassada por outros pronto-a-vestir espanhóis, desde a já citada Zara até à própria Mango.
Agora, depois de mais de uma década nas mãos da companhia norte-americana BCBG Max Azria, foi formalizado um acordo de transação da marca com a companhia espanhola SecretosTextil.O seu objetivo; avança o El País, a citar o comunicado oficial, é relançar a marca.
Além de estar interessada em aceder a outros segmentos de mercado – o que pode incluir calçado, malas ou relógios – a intenção, assumem os novos compradores, é voltar a dar cartas no plano nacional e internacional. Olho para o negócio ou… nostalgia dos 80?