Chama-se Aquila e voou pela primeira vez nos últimos dias de junho, revelou esta quinta-feira o Facebook. Descolagem segura, voo estável e de maior duração do que o previsto, apenas com alguns contratempos na aterragem – assim se resume a primeira viagem do drone que a empresa de Mark Zuckerberg quer usar para levar a internet a toda a população mundial. Faltam 1,6 mil milhões de pessoas, segundo as estimativas da rede social, e por isso é preciso estender a cobertura de banda larga móvel às zonas mais remotas do planeta. Como? Pelo céu.
A 27 de Março de 2014, num post na sua página, Zuckerberg assumiu o desejo de tornar a internet acessível “a todas as pessoas no mundo”. A ideia era criar uma rede global “a partir do céu” e, mais de dois anos depois, foi dado um importante impulso nesse sentido. O drone Aquila foi aprovado no primeiro teste funcional e o próximo passo é desenvolver a sua autonomia no ar – com painéis solares ou baterias que respondam a elevadas altitudes e permitam a permanência no céu durante meses consecutivos – e resolver questões técnicas relacionadas com a transmissão do sinal de internet, por exemplo através de antenas wireless de longo alcance.
Mais do que comercializar estes drones no futuro, a intenção da companhia de Mark Zuckerberg passa por desbravar caminho de modo a surgirem empresas interessadas em fazer esse trabalho. A lógica é simples: quanto mais pessoas tiverem acesso à internet e, por conseguinte, ao Facebook, mais potenciais clientes existem. Daí o objetivo surpremo de cobrir as sete mil milhões de possibilidades, sem deixar ninguém para trás.