Dave Besseling é um canadiano que chegou à Índia em 2008, trabalhou como jornalista e escritor em Bangalore e em Deli, até se assentar em Mumbai, onde é vice-editor na revista GQ daquele país. Siddharth Malhotra é um barman indiano, autoproclamado o melhor “pickup artist” – especialista em técnicas de conquista, vulgo engatatão – da Índia. Aparentemente, estes dois homens não têm nada em comum, mas Sid, como gosta de ser tratado, foi a inspiração para o mais recente livro de Dave Besseling. “Laid in India: Eight Weeks With Bombay’s #1 Pickup Artist”. No livro Dave conta como o indiano passou de um “simples tolo da cidade de Andhra Pradesh que não conheceu o toque de uma mulher” ao maior galã da cidade de Mumbai.
O autor do livro partilhou uma conversa no site Sroll.in em que Sid explica como consegue conquistar uma mulher em menos de 45 minutos. Ora veja alguns conselhos:
“Quando te aproximas, é tudo uma questão de criar valor. Se fores diretamente com a intenção de chamar à atenção, a rapariga vai dizer “Quem é este tipo? Porque é que está a falar comigo?” e vai-se acanhar. Tens que lhe dar uma razão para estar a falar com ela”.
“Primeiro precisas de ganhar a atenção dela. Isto pode ser verbal ou não verbal. Ou podes usar aqueles Specs [marca de óculos conhecida pelos seus modelos vintage], ou uma roupa maluca. Ou podes fazer algo simples como esbarrar contra ela”.
Ou pode ser algo piroso como dizeres-lhe que és um especialista em expressões faciais, dando a entender que ela parece estar perturbada, que podes perceber que ela lá no fundo é uma boa rapariga mas está a sentir-se menosprezada, que, por vezes, pensam que ela é arrogante mas tu consegues perceber que ela mantém a guarda alta porque há demasiados idiotas por aí. “Não importa o que dizes primeiro”, sublinha Sid. “O que importa é que ganhaste cinco segundos para «engatar o teu alvo» e criar o teu valor”.
“Primeiro há o valor genérico, que pode ser a tua boa aparência, o teu corpo musculado, o teu emprego, o teu dinheiro. Mas o mais importante é o «valor relevante», esse valor é relevante numa situação particular. E podes inventá-lo.”
“Se a rapariga é um seis ou um sete, por causa da sua aparência, ou talvez porque ela não é rica, ou tem algumas inseguranças, tu tens que ajustar o teu valor. Se mostrares muito valor, ela vai sentir que é de mais para ti e vai-se acanhar.”
“Podes criar o teu valor apenas com palavras. Podes vestir-te como um mendigo e criar o valor de um milionário.” Sid exemplifica: “Estás sentado num avião, no assento da janela. Tu és Dave, um editor da GQ, e vamos imaginar que está uma rapariga atraente no banco do meio. Ela é uma aspirante a atriz que está a vir para Mumbai, e a pessoa no assento do corredor é um homem de meia-idade, pouco atraente. Todos querem matar tempo, então tu dizes ‘Olá’ e este homem também diz ‘Olá’, agora a rapariga tem que escolher. Obviamente, tens vantagem nesta situação. Ela vai-te perguntar o que fazes, e ‘O que fazes?’ é a questão que te vai dar a hipótese de afirmar o teu valor como quiseres. Então vais dizer, ‘Trabalho para a GQ’, mas não lhe vais dizer tudo de uma vez. Vais deixá-la perguntar, ‘O que fazes para a GQ?’ e depois vais dizer, ‘Sou o vice-editor’. E ela vai dizer, ‘Oh, uau, que bom’. E agora estabeleces-te um valor sem a alienar. No caso do valor genérico, tu tens uma boa aparência. Tens tatuagens giras. Então ela agora tem todas as razões para falar contigo, certo? E ela está a falar contigo. Está tudo a correr bem. Depois decides que precisas de ir à casa de banho, dizes, ‘vou estar de volta rápido’, e o outro homem que tem estado a dormir, acorda e diz ‘Olá, tudo bem?’. E este homem é mesmo feio. Mas quando ela pergunta ‘O que fazes?’, acontece que ele é um produtor importante de Bollywood. É por isso que estes tipos de homem têm sorte. Eles não têm nada que as atraia, mas sabem o valor do trabalho e por isso estão sempre a ostentá-lo. Neste caso, ela é uma aspirante a atriz que quer entrar em filmes e ele é um produtor. Então agora, este homem mais valor relevante. Ele pode ser feio mas pode arranjar-lhe um trabalho”.
“Não podes avançar até mostrares valor suficiente para uma rapariga interagir contigo. Valor relevante ou genérico, os graus mudam de acordo com a situação, mas é uma chave bastante importante, especialmente em abordagens frias”.