São 69 minutos, o que faz de Winds of Winter o episódio mais longo de sempre. Mas olhando para o body count e todas as revelações reservadas para o final de temporada, não há um minuto desperdiçado.
Começando pelo segredo mais mal-guardado da série, como já alguns suspeitavam Jon Snow não é filho bastardo de Eddard Stark mas sim filho da sua irmã Lyanna Stark e de Rhaeger Targaryen, e por isso sobrinho de Daenerys. E uma vez que falamos de Jon, escreva-se já que será aclamado “rei do Norte”, em Winterfell.
Em matéria de coroações, também teremos Cersei Lannister como rainha. Ela elimina Alto Pardal e os seus fiéis seguidores, ao fazer explodir o trono de ferro. De uma assentada, impede o seu próprio julgamento e, sobretudo, mostra quem controla quem. Ao ver o nome de Margeary no relatório das mortes, Tommen, o seu filho e jovem rei, suicida-se, atirando-se da janela da fortaleza.
Antes de tudo isto, Pycelle e Lancel Lannister são esfaqueados até à morte pelas crianças-espiãs de Qyburn. E Loras, julgado por Alto Pardal, confessa os seus pecados, renuncia ao nome e posição, e promete nunca casar ou ter filhos. No final do julgamento, Alto Pardal grava a estrela de sete pontas na testa de Loras, causando a revolta de Margeary.
Em Winterfell, a feiticeira Melisandre tenta convencer Jon Snow que fôra preciso queimar a jovem princesa Shireen para se confirmar o seu domínio. Mas ele escorraça-a e Sir Davos avisa-a de que a executará pessoalmente se ela se atrever a regressar.
Em Mereen, Daenerys prepara-se para invadir Westeros, recusando a companhia de Daario Naharis. O soldado comenta que um rei não teria medo de levar a sua amante mas a rainha dos dragões insiste que ele deve ficar em Mereen para garantir a paz na cidade. Daario é mesmo rejeitado e Daenerys há de nomear Tyrion Lannister seu Mão da Rainha.
Arya Stark regressa a Westeros para se vingar de Walder Frey. Mata o homem responsável pelo massacre da sua família, despedindo-se com uma frase: a última coisa que ele veria na sua vida seria “uma Stark a sorrir-lhe”.