Em 2016 Álvaro Siza revisita 4 bairros sociais em 4 cidades da Europa: Porto, Veneza, Haia e Berlim. A arquitetura do Prémio Pritzker português mantêm-se, o tecido social dos bairros revela os habitantes da Europa de hoje. A SIC acompanhou em exclusivo Álvaro Siza que entra nas casas, ouve elogios e desabafos dos moradores. “Vizinhos” é uma série de 4 documentários que estarão em exibição na Bienal de Arquitetura de Veneza e que serão transmitidos na SIC Noticias.
Em cada documentário há, em primeiro lugar, um enquadramento da cidade (Porto, Haia, Veneza ou Berlim). Só depois se entra no bairro social. É com recurso a um grafismo simples que se vai contextualizando a história dos edifícios desenhados por Siza Vieira. Em Veneza houve uma parte do prédio e um jardim que nunca acabaram de ser construídos. O pavilhão de Portugal estará instalado aí e já há a certeza de que, finda a Bienal, a obra será terminada.
Vizinhos > SIC Notícias, 4-5 jun, sáb-dom 16h
Terceiro documentário: A SOBRIEDADE DE SIZA EM VENEZA
A homenagem que o Pavilhão de Portugal na Bienal de Arquitetura de Veneza faz a Álvaro Siza, acontece dentro de um parte do projeto do Prémio Pritzker ainda em construção. O edifício, em Campo di Marte na Giudecca, zona que escapa ao frenesim turístico do centro histórico de Veneza, está rodeado de grandes nomes da arquitetura mundial. Construções que se destacam da Veneza dos palácios.
Quarto documentário: O PROJETO DE SIZA E O MURO DE BERLIM
Em Berlim , o edifício de Álvaro Siza ficou conhecido pelo graffiti colocado no topo: Bonjour Tristesse. Fica no bairro de Kreuzberg, hoje uma das zonas mais movimentadas de Berlim. Na altura do projeto, nos anos 80, a situação era outra. Ainda existia o Muro de Berlim a escassa distância do edifício, e na Alemanha era dificil entender a necessidade de chamar um arquiteto estrangeiro para projectar no coração de Berlim.