LEIA TAMBÉM:
13 razões para comer chocolate sem culpas
“Atribuo basicamente todo o meu sucesso à grande quantidade de chocolate que consumo. Pessoalmente, sinto que o chocolate de leite nos faz estúpidos… chocolate negro é que é”. Palavra de… Eric Cornel, prémio Nobel da Física em 2001, em declarações à Reuters.
Rico em flavonoides e antioxidantes, várias investigações aos longo dos últimos anos têm provado os vários benefícios do chocolate amargo, que vão desde a saúde cardíaca até mesmo à perda de peso.
Mas não basta ler as letras grandes do rótulo. É preciso ir à lista de ingredientes para garantir que o cacau é mesmo o principal (e, se assim for, estará em primeiro lugar) e ver em que percentagem está presente. Porque numa coisa todos os especialistas concordam: quanto maior a percentagem de cacau, melhor.
Mas mesmo assim, a ordem não é para comer chocolate sem restrições e, como em tudo, o segredo está na moderação. Um estudo de 2015 da London’s Kingston University concluiu que a quantidade diária de chocolate preto não deve ultrapassar 40 gramas, ou cerca de um quadrado e meio, para obter os benefícios sem aumentar de peso.