A Sky News compilou 20 das frases mais memoráveis de José Mourinho até agora:
1 – Sobre a sua entrada no Chelsea em 2004: ““Por favor, não me chamem arrogante, mas sou campeão europeu e penso que sou alguém especial”;
2 – Sobre a pressão: “Para mim, a pressão é como a gripe das aves. Estou a sentir muita pressão com o problema na Escócia. Não tem piada e tenho mais medo disso que de futebol”;
3 – Sobre a falta de fundos para melhorar a equipa do Chelsea em 2007: “É omeletes e ovos, sem omeletes nem ovos! Depende da qualidade dos ovos. No supermercado há ovos classe 1,2, ou 3 e uns são mais caros que outros e alguns dão melhores omeletes.”
4 – Sobre o treinador Arsene Wenger, rival do Arsenal: “Acho que ele é um voyeur. Gosta de observar os outros. Há pessoas que quando estão em casa têm um grande telescópio para ver o que se passa noutras famílias. Ele fala, fala e fala sobre o Chelsea.”
5 – Sobre quem interpretaria o seu papel num filme: “Se fizessem um filme sobre a minha vida, acho que deviam pôr o George Clooney a interpretar-me. Ele é um ator fantástico e a minha mulher acha que ele seria perfeito.”
6 – Sobre conspirações (ou factos): “As circunstâncias são difíceis para nós com as novas regras futebolísticas que temos que enfrentar. Não é possível ter penalties contra o Manchester United e não é possível ter penalties a favor do Chelsea. Não é conspiração, é um facto. Eu digo factos. Se não, preciso de óculos grandes.”
7 – Sobre ter rapado o cabelo: “Eu quero motivar os jogadores da minha equipa a ter um corte como deve ser, e não os cortes Rastafarian ou outros que eles têm.”
8 – Sobre sair do Chelsea: “Só há duas formas de eu sair do Chelsea: Uma é em junho de 2010 quando o meu contrato acabar e o clube não quiser dar-me um novo; Outra é o Chelsea despedir-me. A forma de o treinador decidir deixar o clube, nem pensar! Nunca faria isso aos adeptos do Chelsea.”
9 – Sobre ser despedido: “Se um clube decidir despedir-me porque houve maus resultados é parte do jogo. Se acontecer eu vou ser milionário e conseguir outro clube uns dois meses depois.”
10 – Sobre as críticas de que foi alvo sobre o seu estilo de treino no Inter de Milão: “Não é importante como jogamos. Se tu tens um Ferrari e eu tenho um carro pequeno, para ganhar um corrida tenho que partir a tua roda ou pôr açúcar no teu tanque.”
11 – Sobre Deus: “Ele deve mesmo pensar que sou um rapaz fantástico. Ele deve pensar isso, porque senão não me tinha dado tanto. Eu tenho uma ótima família. Trabalho no sítio que sempre sonhei trabalhar. Ele ajudou-me tanto que deve ter uma opinião muito boa de mim.”
12 – Sobre jovens jogadores: “Jogadores jovens são como melões. Só quando tu abres e provas o melão é que tens 100% certeza que o melão é bom.”
13 – Sobre as táticas de Newcastle: “Mais vale pôr uma vaca no meio do campo, a andar. E depois parar o jogo por causa da vaca.”
14 – Sobre a sua filosofia administrativa: “Preferia jogar só com 10 homens que esperar por um jogador que está atrasado para o autocarro.”
15 – Sobre voltar ao Chelsea em 2013: “Se tivesse de escolher uma alcunha para este período, seria “the happy one”. Estou muito feliz.”
16 – Sobre Cristiano Ronaldo: “Só tive um problema com o Cristiano, muito simples, muito básico e foi de um aspeto tático que reparei. Disse-lhe para que melhorasse e para que ficasse melhor. E na altura ele não levou muito a bem porque talvez ele pense que sabe tudo e que o treinador não consegue ajudá-lo a desenvolver mais.”
17 – Sobre os media: “Quando vou a uma conferência de imprensa antes de um jogo, na minha cabeça, o jogo já começou.”
18 – Sobre um rapaz em Crystal Palace, que demorou demasiado tempo a devolver a bola: “Um dia alguém te vai dar um murro.”
19 – Sobre a assistência médica a Eden Hazard:“Fiquei insatisfeito com a equipa médica. Eles foram impulsivos e ingénuos.”
20 – Sobre a derrota que determinou o seu destino: “Os dois golos são difíceis de aceitar. É uma frustração aceitar porque sinto que o meu trabalho foi atraiçoado, se essa é a palavra certa.”