E se algum desconhecido lhe disser que tem de devolver ou trocar as antigas notas de 20 euros, isso é uma eventual burla. As novas notas de 20 euros que esta quarta-feira, 25, entram em circulação nos 19 países da Zona Euro vão conviver com as da primeira série, sem qualquer tipo de restrição. “Ninguém está mandatado para recolher notas em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição bancária”, avisa o Banco de Portugal em comunicado. A nota recém-impressa insere-se na série denominada Europa, por conter o retrato da figura mitológica grega que deu origem ao nome do continente no holograma e na marca de água. Esse rosto foi retirado de um vaso com mais de dois mil anos, encontrado no Sul de Itália e pertencente à coleção do Museu do Louvre, em Paris. A primeira nota da série Europa a entrar em circulação foi a de 5 euros, a 2 de maio de 2013, seguida da de 10 euros, a 23 de setembro de 2014.
A necessidade de salvaguardar a integridade das notas e de as manter atualizadas obriga o Banco Central Europeu e os bancos centrais nacionais do Eurosistema a desenvolverem novas séries de notas com elementos de segurança melhorados. Feitas também de forma a durarem mais, para que sejam substituídas com menor frequência, têm agora novos detalhes para dificultar o trabalho dos falsificadores. Basta seguir o lema “Tocar, Observar, Inclinar”.
1 – Tocar
O papel é firme e ligeiramente sonoro, permitindo sentir as pequenas linhas impressas em relevo nas margens esquerda e direita da nota. A tinta é também mais espessa no motivo principal, nas inscrições e nos algarismos de grande dimensão representativos do valor da nota.
2 – Observar
Em contra-luz, a marca de água com o retrato de Europa fica visível, assim como os algarismos representativos do valor da nota e o motivo principal.
Visível na frente e no verso da nota, também contra a luz a janela na parte superior da banda holográfica torna-se transparente e revela um retrato de Europa.
3 – Inclinar
O número esmeralda apresenta um efeito luminoso brilhante de movimento ascendente e descendente. Dependendo do ângulo de observação, muda também de cor, passando de verde-esmeralda a azul-escuro.
Holograma: a banda prateada exibe os algarismos representativos do valor da nota, o motivo principal e o símbolo do euro (€).
A janela na parte superior do holograma revela um retrato de Europa. Quando se inclina a nota, a janela exibe também linhas multicolores em redor dos algarismos representativos do valor da nota. No verso, apresenta múltiplos algarismos representativos do valor da nota multicolores.
Números
58% das notas contrafeitas apreendidas em Portugal no segundo semestre do ano eram de 20 euros:
2 376 de um total de 4 096
As 3,2 mil milhões de notas de 20 euros em circulação no Eurosistema representam 17,9% do total em circulação. É a segunda nota mais comum na Zona Euro, depois da de 50 euros.
Em Portugal 53% das notas levantadas no multibanco são de 20 euros