O monumento que era dedicado à prática de rituais foi descoberto em Durrington, a apenas 3km do local onde fica Stonehenge (o famoso monumento megalítico do Reino Unido).
Ao todo são 90 pedras gigantes colocadas de forma a criar um “C” gigante com cerca de 4500 anos, algumas chegam a medir 4,5 metros.
Os arqueólogos estão a tentar decifrar que tipo de monumento se trata, mas acreditam que seja a mesma utilizada na construção do Stonehenge.
O professor da Universidade de Bradford, Vince Gaffney, refere que este é um dos maiores monumentos em pedra da Europa tornando-o num elemento histórico único. Vince esclarece ainda que foi contruído para a prática de rituais.
A equipa de arqueólogos responsável pelo Stoneghenge, acredita que os criadores do monumento viviam em Durrington, num local chamado “Wood Henge”, que se pensava representar o mundo dos vivos enquanto que Stonehenge representaria o reino dos mortos.
Paul Garwood, professor de arqueologia da Universidade de Brimingham e um dos elementos principais deste projeto de investigação, referiu que a história escrita sobre o Stonehenge e todos os monumentos à sua volta terá que ser rescrita depois desta descoberta única.