Com as temperaturas a subir e o verão a aproximar-se, os óculos de sol voltam a assumir-se como um acessório indispensável, com papel significativo na proteção dos olhos. Mas se a escolha das lentes é, normalmente, apenas estética, saiba que cada cor tem a sua utilidade em situações distintas. O optometrista José María Sanchéz González explicou ao jornal espanhol ABC quais as melhores situações para se utilizar cada tipo de lentes.
As lentes de cor cinzenta transmitem a luz de forma uniforme, o que faz com que as cores identificadas sejam próximas às cores naturais. Apesar de se adaptar facilmente a qualquer tipo de iluminação, a utilização deste tipo de lentes é recomendada, essencialmente, para a condução.
Já as lentes amarelas não devem ser utilizadas em dias solarengos, uma vez que potenciam a luz, podendo provocar erros na correta perceção das luzes dos semáforos. O amarelo melhora o contraste em dias nublados. Para conduzir ao final do dia, o melhor é mesmo utilizar lentes cor-de-laranja, já que aumentam o contraste em situações de baixa luminosidade.
Se pratica desportos náuticos, o melhor é optar por lentes verdes para os seus óculos de sol. Este tipo de lente reduz a luz visível, sem interferir com a nitidez da visão. As lentes verdes são ainda aconselhadas em casos de hipermetropia – quando a imagem se forma atrás da retina, fazendo com que o olho veja mal ao perto.
Para a prática de desportos ao ar livre é recomendado o uso de lentes castanhas, que filtram as radiações azuis e aumentam o contraste e a profundidade do campo. São também aconselhadas em casos de miopia (quando a imagem do objeto se forma à frente da retina, fazendo com que se veja mal ao longe).
O especialista espanhol também explica que os diferentes tipos de filtros que fazem parte das lentes se adequam a diferentes situações. Um filtro fotocromático responde à intensidade da luz e elimina a radiação ultravioleta, escurecendo a sua intensidade. Por isso, este filtro favorece pessoas que tenham a íris mais clara. A sua utilização também é benéfica para a condução. Já as lentes com filtro espelhado oferecem um elevado nível de protecção contra os raios UVA, sendo recomendadas para a prática de esqui e escalada. O filtro polarizador diminui o brilho, e é recomendado para a pesca, desportos aquáticos e superfícies refletoras.