Tem tido dificuldade em concentrar-se nas rotinas do seu dia-a-dia e parece que a sua cabeça está noutro lugar? Ou tem problemas de raciciocínio? Estes podem ser sinais de que está a lutar para permancer concentrado, mas sem sucesso.
A massagista, Suzi Cinalli, pode ter a resposta para este problema através de um “toque vital”, noticia o jornal inglês Daily Mail. E há sete truques que permitem aumentar a concentração.
1. Massajar as sobrancelhas
A massagem de pontos reflexos, num momento de intervalo, pode impulsionar a memória e aliviar a tensão. Deve aplicar pressão com a ponta do dedo médio durante 3 a 4 minutos, duas ou três vezes por dia.
2. Ter a mão sementes de abóbora
Uma mão cheia de sementes de abórbora por dia fornece a quantidade recomendada de zinco, que é vital para melhorar a memória e a rapidez do raciocínio. Aliás são ricas em ómega3 e, por essa razão, uma óptima fonte de energia para o cérebro.
3. Coma peixe ao pequeno-almoço
A ingestão de peixe fumado com uma torrada integral durante a manhã fornece ácidos que aumentam a capacidade mental e, açúcares de libertação lenta. Esta é a chave necessária para conseguir manter o foco durante o dia todo. Salmão, truta, cavala e sardinha são boas opções.
5. Respire fundo
O simples ato de respirar fundo quando nos precisamos de concentrar, fazer uma apresentação ou assistir a uma entrevista, muda o padrão das ondas cerebrais e activa as “ondas theta”, ou seja, um estado do cérebro associado à memória reforçada. Deve inspirar e contar até seis; aguentar dois segundos e expirar lentamente (conte até nove aproximadamente).
6. Veja imagens bonitas de animais de estimação
Da próxima vez que se sentir confuso basta fazer uma visita ao site PetSugar, para uma reinicialização instantânea do seu sistema. Se está atrasado para a entrega de um trabalho isto pode ajudá-lo a cumprir o prazo. Um estudo realizado por investigadores japoneses concluiu que vários estudantes universitários “executaram tarefas com maior tempo e rigor, depois de verem fotografias de gatinhos e cachorrinhos”, pode ler-se no mesmo jornal
7. Fazer yoga na hora do almoço
Uma boa sessão de yoga durante o almoço irá ajudá-lo a ficar concentrado, porque acalma o corpo e a mente. De acordo com um estudo, logo a seguir à actividade deve ser capaz de processar informações de forma mais rápida e com maior precisão.