As novas tecnologias estão a mudar a maneira como se ensina e a sala de aula em que a secretária do professor está em frente às carteiras dos alunos tem os dias contados. Essa a convicção de Carlos Cunha, 47 anos, professor de Física e Química, que, depois de visitar o protótipo Future Classroom Lab, em Bruxelas, empenhou-se em conseguir um clone para a sua escola e em dar a volta aos maus resultados dos seus alunos. “É um espaço mais colaborativo e menos formal.” Recém inaugurada, aquela sala vai ser usada pelos alunos da Dom Manuel Martins e por outros que queiram e se candidatem a visitá–la. Conheça as suas cinco áreas-chave, num modelo de aprendizagem transdisciplinar.
Apresentar
Esta é uma zona de apresentação do problema inicial bem como do resultado obtido após o trabalho sobre o mesmo. O exemplo vem de uma tira do Astérix: Quanto pesa uma pirâmide de Gizé? Além do quadro interativo, e de um computador de apoio, tem blocos dispostos em forma de anfiteatro.
Criar
Nesta zona será possível criar uma apresentação dos resultados obtidos, recorrendo por exemplo à edição de vídeo e a diverso equipamento multimédia – falta-lhe apenas o fundo verde para se poder projetar o cenário. Voltando ao Astérix, poderia simular-se uma entrevista ao Faraó…
Partilhar
Depois do trabalho feito, é preciso arranjar formas apelativas de o apresentar: este é o espaço ideal para isso, já que disponibiliza ferramentas para fazer inquéritos mas também para avaliar a atividade – que na história em questão envolve Matemática e História, mas poderia ainda incluir a Geologia.
Investigar
Aqui há espaço para a investigação necessária para resolver o problema proposto. Além de computadores e internet, tem material de laboratório ligado aos ecrãs, para melhor visibilidade dos resultados. Depois de identificar o sólido daquele monumento funerário, pode–se ainda calcular a área ou a altura…
Desenvolver
Espaço mais informal, aqui os alunos podem fazer pesquisas autónomas, reuniões com o seu grupo de trabalho ou discutir a estratégia de abordagem à questão. Segundo o exercício que serve de exemplo, pode ainda pedir-se para se localizar o Egito e explicar a sua importância como grande civilização…Única fora de Bruxelas, fica na Secundária Dom Manuel Martins, em Setúbal