A marca da maça prepara-se para revelar ao Mundo o novo iPhone 6. Inicialmente, a Apple tinha avançado a possibilidade de realizar o evento de apresentação de novos produtos apenas durante o mês de Outubro. Além dos novos iPhones, a Apple deverá apresentar igualmente o relógio inteligente iWatch e as novas versões do iPad.
O evento está agendado para o Flint Center, em São Francisco, na Califórnia, e promete ser o maior de sempre da história da Apple, com mais de 2 500 convidados. Não são conhecidos todos os detalhes sobre os diversos gadgets que a marca se prepara para revelar. De qualquer forma, é mais ou menos consensual – na imprensa e especialistas informáticos – que a multinacional norte-americana deverá apresentar o novo software, iOS 8, que inclui novos recursos focados em torno de flexibilidade e interação com computadores da Apple.
O novo iPhone deverá chegar primeiro aos Estados Unidos, no final de Setembro, e, depois, numa segunda fase, aos principais mercados europeus.
Principais novidades do iPhone 6:
Ecrã maior
Tudo indica que vão ser colocadas à venda duas opções de tamanho: uma versão “normal”, com um ecrã de 4,7 polegadas (cerca de 12 centímetros), e uma versão “phablet”, de 5,5 polegadas (14 centímetros – que poderá chamar-se iPhone Air ou 6L). Em termos de capacidade de armazenamento estima-se que surja uma versão de 128 gigabytes.
Mais inteligente
Segundo uma publicação do jornal britânico “Financial Times”, juntamente com um fabricante holandês, a Apple está a trabalhar no desenvolvimento de um chip NFC (Near Field Communication). Ou seja, uma novidade num iPhone, pois consiste numa tecnologia que “permite conectar diferentes aparelhos Android”.
Nova forma de pagar as contas
Caso se confirme a presença do sistema do chip NFC, assim como, a parceria da Apple com a Visa, Mastercard e American Express, o novo smartphone permitir-lhe-á fazer pagamentos como se fosse um cartão multibanco.
Ecrã mais resistente
De acordo com o “Wall Street Journal”, com o intuito de resolver algumas das queixas recebidas face à fragilidade do ecrã, a Apple apostou no desenvolvimento de um novo ecrã a partir de “safira sintética”, ou seja, um material mais forte e mais caro que o vidro.
Novo sistema operativo
O novo sistema operativo já confirmado pela Apple, iOS 8, trará algumas novidades, nomeadamente a aplicação HealthKit “que permitirá aos utilizadores monitorizarem os seus dados de saúde e utilizá-lo como um auxiliar na prática desportiva”. Para além disto, será possível partilhar em diferentes smartphones música, livros e aplicações. Caso compre estes elementos com o cartão de crédito, ou envie para a iCloud, convém que saiba como proteger a informação privada.
A conferência de imprensa no Flint Center está prevista para as 18 horas de Portugal Continental.