Continua a não ser tão fácil como navegar na Internet “normal”. Mas o novo motor de busca, lançado na semana passada, torna a “deep web” bem mais acessível. Segundo o site da revista Wired, o “Grams” (grams7enufi7jmdl.onion), com um interface semelhante ao Google, só é acessível através do browser Tor (que garante o total anonimato da navegação), mas, ainda assim, fica apenas a um passo de distância de qualquer utilizador.
Armas, drogas, números de cartões de crédito roubados, dinheiro falso e até identidades falsas são alguns dos items que passa a ser possível pesquisar, enquanto até aqui era preciso saber os endereços de cada um dos sites dedicados a este tipo de transações.
“Reparei que nos fóruns havia sempre pessoas a perguntar ‘onde comprar o produto X'”, contou à Wired o criador do “Grams”, via chat, recusando-se a dar o seu nome verdadeiro e identificando-se apenas como “gramsadmin” (equivalente a administrador do “Grams”).
Apesar de a versão que está disponível ainda ser “beta” (em desenvolvimento), o novo motor de busca já oferece resultados a partir oito mercados online.