O salto em queda livre, em outubro do ano passado, foi visto por milhões de pessoas em todo o mundo. Agora, os dados oficiais, divulgados pela Associated Press, mostram que Felix Baumgartner atingiu uma velocidade de 1,357 quilómetros por hora, mas também que saltou de uma altitude ligeiramente inferior ao que se pensava: menos 75 metros do que os 38 quilómetros anteriormente estimados.
O paraquedista austríaco, o primeiro homem a passar a barreira do som. Foi aos 34 segundos do salto. A velocidade supersónica manteve-se até aos 64 segundos.
Mas o relatório, agora divulgado, confirma também o perigo que Baumgartner correu, quando perdeu o controlo e começou a girar sobre si próprio (recorde aqui o vídeo do momento que poderia ter sido fatal). Os médicos que acompanhavam a proeza chegaram a temer que desmaiasse ou sofresse um AVC.
O documento, de 72 páginas, revela ainda que existia uma “possibilidade remota” de sobreviver a uma tripulação, com o equipamento e treino adequados, sobreviver a uma queda daquela altura – mesmo nas condições que enfrentavam os sete tripulantes do Columbia.