Escolher as “10 pessoas vivas que são, inegavelmente, dignas de ser chamadas as mais inteligentes” foi o que a organização americana “Super Scholar”, que presta aconselhamento sobre organizações e graus de ensino, decidiu fazer.
O critério é pouco claro. Uma mistura entre o quociente de inteligência (QI) – medida usada para medir a inteligência de uma pessoa – e o percurso pessoal de alguns génios pareceu ser a medida certa para se chegar aos dez nomes divulgados.
Na página onde apresenta a lista (sem uma ordem específica de importância, diz a organização) os autores explicam-se: “Julgar quão inteligente uma pessoa é pode ser um assunto muito subjetivo. É o seu QI que a torna a mais inteligente? Ou a questão tem mais que ver com os feitos pessoais? O debate sobre o assunto provavelmente nunca cessará.”
À cabeça destaca-se o nome do britânico Stephen Hawking, talvez o mais famoso cientista em todo o mundo. Há vários investigadores e professores universitários, alguns deles verdadeiros prodígios desde a infância – como o coreano Kim Ung-Yong, que aos quatro anos já falava quatro línguas.
Constam ainda Paul Allen, o cofundador da Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo, profissionais do mundo do espetáculo, como o ator James Woods ou o guionista Rick Rosner e jogadores de xadrez como Garry Kasparov e Judit Polgar. De notar que a “Grande Mestre Internacional” em xadrez é – estranhamente – a única mulher a integrar esta lista.
CONHEÇA A LISTA:
1. Stephen Hawking, 70 anos. QI de 160. Diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica e fundador do Centro de Cosmologia Teórica (CTC) da Universidade de Cambridge.
2 – Kim Ung-Yong, 50 anos. QI de 210. Criança prodígio, aos quatro anos anos já falava quatro línguas (japonês, coreano, alemão e inglês) e em adolescente trabalhou para a NASA, a agência espacial americana.
3 – Paul Allen, 60 anos. QI de 170. Fundou a Microsoft, com Bill Gates. Microsoft. Em 2012 a Revista Forbes classificou-o como a 48° pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna de 15 mil milhões de dólares.
4 – Rick Rosner, 52 anos. QI de 192. Guionista de televisão, escreve para o famoso comediante, escritor, apresentador de televisão e produtor americano Jimmy Kimmel.
5 – Garry Kasparov, 49 anos. QI de 190. O mais jovem campeão mundial de xadrez e considerado o melhor jogador de todos os tempos. É conhecido pelo seu ativismo político contra Vladimir Putin e, em 2008, chegou a candidatar-se ao cargo de presidente da Rússia.
6 – Sir Andrew Wiles, 59 anos. QI de 170. Professor na Universidade de Princeton, demonstrou, em 1994, com a colaboração de Richard Lawrence Taylor, o Último Teorema de Fermat (UTF), considerado o problema de matemática mais difícil do mundo.
7 – Judit Polgar, 35 anos. QI 170. Considerada uma criança prodígio, é uma das melhores jogadoras de xadrez do mundo. Com 15 anos venceu Bobby Fischer ( famoso xadrezista) e tornou-se a mais jovem “Grande Mestre Internacional” da história, um título vitalício atribuído pela Federação Internacional de Xadrez aos jogadores profissionais.
8 – Christopher Hirata, 30 anos. QI de 225. Aos 16 anos já trabalhava com a NASA, a agência espacial norte-americana, em projetos relacionados com a colonização de Marte. Aos 22 anos doutorou-se em astrofísica pela universidade de Princeton.
9 – Terrence Tao, 36 anos. QI de 230. Aos 24 anos, tornou-se o mais jovem professor de sempre na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Já publicou mais de 230 trabalhos científicos.
10 – James Woods, 65 anos. QI de 180. Já venceu dois prémios Emmy (1987 e 1989, pela série “Promise” e “My name is Bill W.” ambas transmitidas no programa “Hallmark Hall of Fame”) e foi nomeado para os Óscares de Melhor Ator ( Salvador, 1986) e Melhor Ator Secundário por (Fantasmas do Passado, 1996).