Os planos da Google foram adiantados pela revista Wired, que teve acesso a um relatório produzido pela equipa de segurança da empresa e faz parte de um artigo que a Google vai publicar a 28 de janeiro na revista “IEEE Security & Privacy Magazine”.
Nesse documento, o vice-presidente de Segurança da Google, Eric Grosse, e o engenheiro da empresa Mayank Upadhyay questionam a eficácia dos atuais métodos para validar a identidade dos internautas.
“Juntamente com muitos outros nesta indústria, sentimos que as senhas não são já suficientes para que os utilizadores estejam seguros”, dizem os especialistas da Google, que propõem o fabrico de dispositivos eletrónicos para proteger as pessoas dos piratas informáticos.
Atualmente, a Google está a testar um pequeno cartão que se liga a uma porta USB e serve de chave para desbloquear as contas dos utilizadores na internet, prevendo os especialistas que o telefone poderá ser utilizado para esta função.
Outra opção considerada é a criação de anéis equipados com “chips” que contêm os códigos de segurança do utilizador, interagindo com um computador através do toque.