O primeiro gel de banho do mundo que não implica a utilização de água já valeu um prémio ao jovem Ludwick Marishane, 22 anos, mas o que o estudante na Cidade do Cabo espera mesmo é poder contribuir para salvar vidas em locais onde não há água.
“O DryBath [“banho seco”, na tradução literal] foi concebido para salvar a vida dos mais de dois milhões de pessoas que sofrem e morrem de doenças facilmente tratáveis, como a tracoma, a diarreia, etc”, explica o jovem no site da sua Headboy Industries.
A ideia de criar um gel de banho que não implique, na realidade, tomar banho nasceu quando Marishane era adolescente e um amigo queixou-se de ser demasiado preguiçoso, até para tomar banho. “Porque é que ninguém inventa alguma coisa que seja só pôr na pele e evite ter de se tomar banho”, questionava-se, então, o amigo.
A pergunta ficou a martelar na cabeça Ludwick Marishane, que acabou mesmo por desenvolver um produto com as caractertísticas desejadas pelo amigo: Basta passar na pele como um creme normal e o seu efeito antibacteriano faz o resto.